Connect with us

Entretenimento

Homem chamado Bom Sucesso perde ação contra Globo por uso do nome em novela

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Um homem perdeu, em 1ª instância, uma ação que move contra a Rede Globo por uso indevido de sobrenome. José Bom Sucesso pede na Justiça R$ 19.960 de indenização alegando ter sofrido dano moral em razão da exibição da novela Bom Sucesso, apresentada pela emissora no horário das 19h.

Na ação, José Bom Sucesso destacou que a Globo “vem utilizando seu sobrenome indevidamente em título de novela, uma vez que não possui autorização para isso”. Para justificar seu ingresso à Justiça, o autor anexou folhas escritas à mão dizendo que sua família havia patenteado a marca “Bom Sucesso”.

O autor do processo acrescentou que “vem sofrendo constrangimento pela utilização e exposição do sobrenome de sua família em rede nacional”. Antes de ingressar com a ação, José fez um Boletim de Ocorrência contra a Globo em julho, alegando os mesmos motivos descritos no processo judicial.

Em sua contestação, o jurídico da Rede Globo comunicou à Justiça que o título “Bom Sucesso” “não possui qualquer relação com o sobrenome do réu, sendo, na verdade, um jogo de palavras com o nome do bairro carioca de Bonsucesso, onde se passa a trama”.

O advogado da emissora declarou ao Tribunal que os manuscritos apresentados pelo autor não têm qualquer validade, e que no Brasil diversas localidades têm o nome de Bom Sucesso ou Bonsucesso.

Juiz chama ação de “vergonhosa”

O juiz Cléverson de Araújo, da comarca de Piracaia, interior de São Paulo, julgou improcedente o pedido do autor. Em sua decisão, o juiz concluiu que não há qualquer conexão que pudesse desabonar a imagem do autor da ação.

“O autor tem o mesmo sobrenome que um bairro do Rio de Janeiro que inspirou a novela produzida pelo réu. A produção artística não tem nenhum vínculo com o autor, não explora sua imagem, tampouco lhe causa qualquer espécie de dano. Não há nem sombra de motivo que justifique indenização. Vergonhosa, para dizer o mínimo, a pretensão reparatória deduzida. Diante do exposto, julgo improcedente o pedido”, decidiu Araújo.

José Bom Sucesso pode recorrer da decisão. Ele não constituiu advogado neste processo. A Rede Globo não comenta processos em andamento.

Mais Lidas