Última hora
Publicidade
PMPA - 6244
Municipios

Sertão Vivo seleciona comunidades rurais em 49 municípios da Bahia

Etapa de seleção define quais comunidades receberão ações de água e produção sustentável no semiárido

Redação ChicoSabeTudo
17 de agosto, 2026 · 10:44 2 min de leitura
Comunidade rural do semiárido baiano beneficiada por projeto de acesso à água
Comunidade rural do semiárido baiano beneficiada por projeto de acesso à água

O Projeto Sertão Vivo está em fase de seleção de comunidades rurais em 49 municípios do semiárido baiano. A iniciativa do Governo do Estado busca identificar quais localidades vão receber as ações de acesso à água, agroecologia e fortalecimento da produção sustentável previstas no programa.

Publicidade

O projeto apoia comunidades rurais do semiárido da Bahia na construção de resiliência climática, por meio de ações integradas voltadas para a sustentabilidade, o acesso à água e a inclusão social. Entre as frentes de atuação estão sistemas de captação e armazenamento hídrico, como cisternas de produção, barragens subterrâneas e barreiros trincheiras, além de sistemas agroflorestais e produção sustentável.

Para participar, as comunidades precisam atender a critérios definidos pelo programa. É exigido que pelo menos 70% das famílias estejam registradas no Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, consideradas pobres ou extremamente pobres, além da capacidade de oferecer contrapartida de pelo menos 10% do valor total do Plano de Investimento Territorial e o compromisso com a gestão comunitária e as atividades formativas.

O Sertão Vivo é executado na Bahia pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o BNDES, o FIDA e o Fundo Verde para o Clima, com ações previstas em 49 municípios do semiárido baiano e expectativa de alcançar cerca de 300 mil pessoas.

Publicidade

O público atendido inclui agricultores familiares, povos indígenas, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária e outras comunidades tradicionais. A ação está distribuída em 13 Territórios de Identidade do estado.

O programa foi lançado em junho de 2025, em Itiúba, pelo governador Jerônimo Rodrigues. A iniciativa tem investimento de R$ 300 milhões e é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o BNDES e o FIDA.

Recentemente, o andamento das ações na Bahia foi discutido em um fórum de transparência da iniciativa, realizado em Brasília. Segundo a coordenadora estadual do Projeto Sertão Vivo na Bahia, Kamilla Ferreira, o encontro contribuiu para o acompanhamento das atividades e para o intercâmbio entre as equipes envolvidas nos estados participantes do programa.

Publicidade

Leia também