Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Municipios

Salvador retoma voo direto para o Panamá e abre caminho para mais de 80 destinos

Salvador retoma voo direto da Copa Airlines para o Panamá após quase seis anos, oferecendo quatro voos semanais e conexões para mais de 80 destinos nas Américas e Caribe, um marco estratégico para o turismo da Bahia.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Municipios
08 de janeiro, 2026 · 09:45 3 min de leitura
Foto: Adam Vidal / Divulgação
Foto: Adam Vidal / Divulgação

Após quase seis anos, Salvador, na Bahia, voltou a ter uma conexão aérea direta com a Cidade do Panamá. O voo inaugural da Copa Airlines partiu na madrugada da última quinta-feira (8), marcando a retomada dessa importante rota internacional, que amplia significativamente o acesso da capital baiana a diversos pontos das Américas e Caribe.

Publicidade

Com essa novidade, quem parte de Salvador agora conta com quatro voos semanais ligando a cidade ao Aeroporto de Tocumen, no Panamá. Esse aeroporto funciona como o principal centro de conexões da Copa Airlines, uma das maiores companhias aéreas do continente, e de lá é possível alcançar mais de 80 destinos, incluindo os Estados Unidos, Canadá, México e as paradisíacas ilhas do Caribe.

Um passo estratégico para o turismo e a economia de Salvador

O retorno do voo é um movimento estratégico para Salvador. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), trabalhou ativamente para concretizar essa retomada. Agora, turistas de todo o continente podem desembarcar diretamente em Salvador, sem a necessidade de fazer escalas em outras cidades brasileiras. Da mesma forma, os baianos ganham a facilidade de viajar para diversos países sem precisar passar por grandes centros como São Paulo.

"A retomada desses voos é um marco importante para a nossa cidade e é resultado de um trabalho consistente da Prefeitura, construído com planejamento, articulação internacional e diálogo permanente com o trade turístico", afirmou Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, durante o ato simbólico no Aeroporto de Salvador.

Publicidade

Ana Paula Matos destacou que a cidade se fortalece como destino internacional e polo cultural, conectado às diásporas africanas. "Essa nova rota não só amplia o acesso da nossa cidade a mais de 80 destinos, incluindo mercados centrais para o turismo e negócios, como também fortalece nossa projeção internacional e o nosso papel como polo cultural e econômico", completou a vice-prefeita.

Horários e frequência dos voos

  • Voo de saída de Salvador (CM753): Opera às segundas, terças, quintas e sábados, partindo à 01h25 da manhã e chegando ao Panamá às 06h40. O horário foi pensado para facilitar as conexões matinais para o Caribe e os Estados Unidos.
  • Voo de retorno para Salvador (CM752): Opera às segundas, quartas, sextas e domingos, decolando do Aeroporto de Tocumen às 15h58 e pousando na capital baiana às 00h25 do dia seguinte.

Salvador será o único destino da Copa Airlines na região Nordeste, o que sublinha a importância da rota para a Bahia.

Impacto positivo e negociações intensas

A Vinci Airports, que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, também celebrou a novidade. Julio Ribas, CEO da Vinci Airports no Brasil, reforçou o impacto positivo: "A retomada da operação da Copa Airlines em Salvador representa um avanço estratégico para a conectividade internacional da Bahia. A ligação direta com o Hub das Américas, no Panamá, amplia o acesso dos passageiros a dezenas de destinos e reforça o papel do Salvador Bahia Airport como porta de entrada do Nordeste para o mundo."

As negociações para trazer de volta o voo direto foram intensas e começaram em 2024. Salvador disputava a rota com a cidade de Recife. Uma comitiva da Secult viajou ao Panamá para apresentar o potencial turístico da capital baiana aos diretores da Copa Airlines. No mês de maio, a própria vice-prefeita Ana Paula Matos esteve no Panamá para detalhar o plano de desenvolvimento turístico e de comunicação da cidade.

Durante as conversas, a Prefeitura de Salvador apresentou os esforços para impulsionar o turismo, como a criação de novos espaços culturais (Casa das Histórias e Galeria Mercado), o apoio ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a construção de um novo Centro de Convenções, a requalificação de toda a orla e campanhas estratégicas de divulgação, como a "Salvador Capital Afro" e o calendário de festivais.

Leia também