Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Municipios

Inema cobra explicações da Petrobras sobre fábrica de fertilizantes na Bahia

Órgão ambiental quer saber se a estatal está cumprindo regras de segurança e meio ambiente no Porto de Aratu

Redação ChicoSabeTudoRedação · Municipios
30 de abril, 2026 · 12:07 1 min de leitura

A Petrobras foi notificada oficialmente pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para prestar contas sobre suas operações no Porto de Aratu, em Candeias. O órgão estadual exige que a estatal comprove se está cumprindo as regras ambientais obrigatórias para o funcionamento da unidade.

Publicidade

O foco da fiscalização são as condições impostas na renovação da licença de operação da fábrica de fertilizantes. O Inema quer detalhes sobre como a empresa está lidando com o armazenamento, carregamento e descarregamento de produtos químicos na área portuária.

A cobrança acontece em um momento importante, já que a Petrobras retomou recentemente o controle da produção de fertilizantes no estado. A unidade da Fafen na Bahia estava desativada e passou por idas e vindas contratuais nos últimos anos antes de voltar para as mãos da estatal.

Além do terminal marítimo onde ocorre o escoamento de amônia e ureia, a estrutura da empresa também conta com uma planta industrial no Polo de Camaçari. A regularização dessas atividades é fundamental para garantir que a retomada da produção não gere riscos ao meio ambiente baiano.

Publicidade

A fábrica chegou a ser operada por um grupo privado após um período de fechamento iniciado em 2018, mas o contrato foi desfeito no ano passado. Agora, sob nova gestão direta da Petrobras, a empresa precisa mostrar que está em dia com toda a papelada exigida pelo governo da Bahia.

Leia também