Última hora
PMPA - 5736
Municipios

Governo da Bahia investe R$ 9,4 milhões para planejar concessão de mil quilômetros de rodovias

Estudo vai definir modelo de manutenção e segurança para estradas baianas pelos próximos anos através de parcerias com a iniciativa privada.

Redação ChicoSabeTudo
13 de abril, 2026 · 11:46 1 min de leitura

O Governo da Bahia deu o primeiro passo para repassar a gestão de mais de mil quilômetros de rodovias estaduais para a iniciativa privada. Um contrato de R$ 9,4 milhões foi assinado para que uma empresa especializada realize os estudos técnicos necessários para a concessão ou Parceria Público-Privada (PPP).

Publicidade

O foco do projeto é garantir a manutenção, reabilitação e conservação de exatos 1.024 quilômetros de estradas. A intenção do estado é elevar o nível de segurança para os motoristas e melhorar a eficiência operacional das vias que cortam o território baiano.

A empresa escolhida para o serviço foi a BRL Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. Ela terá um prazo de 36 meses, ou seja, três anos, para entregar toda a modelagem econômica, jurídica e operacional que servirá de base para o futuro leilão das estradas.

O investimento conta com o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS). Esse fundo mistura verbas da União e do Governo do Estado para viabilizar projetos de grande porte.

Publicidade

Na prática, os estudos vão definir como serão feitos os serviços públicos de recuperação das pistas e quais serão os critérios de qualidade exigidos das futuras concessionárias. Somente após essa fase técnica é que o processo de licitação será aberto para as empresas interessadas em assumir os trechos.

Leia também