Publicidade
Anúncio publicitário
Municipios

Diana é encontrada e volta para casa na Aldeia Pankará, em Orocó; família agradece mobilização nas redes

Claudiana Josefa do Nascimento foi ao encontro dos familiares após a repercussão do caso nas redes sociais e já está em segurança na residência da mãe, no Projeto Brígida.

Redação ChicoSabeTudo
23 de julho, 2026 · 18:00 2 min de leitura
Aldeia Pankará Riacho do Brígida, em Orocó, Pernambuco, região do São Francisco
Aldeia Pankará Riacho do Brígida, em Orocó, Pernambuco, região do São Francisco

O caso que mobilizou moradores da região do São Francisco Pernambucano teve um desfecho feliz nesta quarta-feira, 23 de julho. Claudiana Josefa do Nascimento, conhecida por todos como Diana, foi localizada e já se encontra em segurança na casa de sua mãe, em Orocó, no sertão de Pernambuco.

Segundo informações divulgadas pelo Blog do Didi Galvão, veículo que havia publicado o alerta de desaparecimento, a própria Diana entrou em contato com os familiares após a divulgação do caso. A rapidez do retorno está diretamente ligada à repercussão da notícia nas redes sociais.

Publicidade

Diana está na residência de sua mãe, Josefa Maria da Conceição, localizada na Aldeia Pankará Riacho do Brígida, zona rural do município de Orocó. A comunidade indígena integra o Projeto Brígida, área de reassentamento às margens do São Francisco, no sertão pernambucano.

A Aldeia Pankará Riacho do Brígida abriga famílias indígenas com histórico de luta pelo território. De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, as comunidades que vivem no Projeto Brígida descendem de povos atingidos pela construção da Hidrelétrica de Itaparica e foram reassentadas na região a partir do final da década de 1980.

A família de Diana usou o mesmo canal que divulgou o desaparecimento para anunciar a boa notícia. Em nota, agradeceu ao Blog do Didi Galvão pela divulgação e a todas as pessoas que compartilharam as informações e se mobilizaram na tentativa de localizar a mulher.

Casos como o de Diana reforçam o papel das redes sociais e dos veículos regionais na resolução de desaparecimentos. A repercussão rápida de um alerta pode ser decisiva para que a pessoa desaparecida tome a iniciativa de entrar em contato com os familiares, como aconteceu desta vez.

Não há informações adicionais sobre as circunstâncias do desaparecimento ou sobre o estado de saúde de Diana. A família não divulgou detalhes além da confirmação de que ela está bem e em casa.

Publicidade

Leia também