Última hora
PMPA - 5736
Municipios

Compesa nega ser responsável pelo esgoto da Rua 5 no bairro Temperatura, em Cabrobó

Companhia emitiu nota afirmando que não opera a rede de esgotamento sanitário da localidade, deixando moradores sem saber a quem recorrer após mais de oito dias de vazamento.

Redação ChicoSabeTudo
02 de julho, 2026 · 12:05 2 min de leitura
Rua com esgoto estourado a céu aberto em bairro de Cabrobó, Pernambuco
Rua com esgoto estourado a céu aberto em bairro de Cabrobó, Pernambuco

Moradores da Rua 5, no bairro Temperatura, em Cabrobó, estão há mais de oito dias convivendo com um esgoto estourado sem que nenhuma providência tenha sido tomada. Depois que o problema ganhou repercussão na imprensa local, a Compesa — Companhia Pernambucana de Saneamento — se pronunciou. E a resposta não foi a que a comunidade esperava.

Publicidade

Em nota oficial enviada ao Blog do Didi Galvão, veículo que primeiro noticiou a reclamação dos moradores, a empresa foi direta: "a Compesa informa que não opera a rede de esgoto da localidade". Com isso, a companhia estadual se isenta de qualquer obrigação de reparo na área.

O problema relatado pelos moradores inclui mau cheiro intenso, acúmulo de água servida na via pública e dificuldade de circulação na rua. Segundo relatos, o vazamento tem provocado transtornos diários, além do forte mau cheiro e do risco à saúde pública — a água servida se espalha pela via, dificultando a circulação de pedestres e causando preocupação entre as famílias que residem na localidade.

A situação no bairro Temperatura não é inédita em Cabrobó. O município acumula registros semelhantes em diferentes ruas e bairros. Moradores da Rua 2 do mesmo bairro já cobraram equipes da Compesa para consertar outro esgoto estourado em parte de terra da via, com relatos de mau cheiro, acúmulo de água suja e preocupação com a proliferação de insetos e riscos à saúde.

Publicidade

Há um precedente próximo que pode indicar qual caminho os moradores da Rua 5 devem seguir. No bairro Subestação, após a Compesa emitir nota semelhante afirmando que não opera a rede de saneamento da área, equipes da Secretaria de Infraestrutura do município foram ao local iniciar os serviços para solucionar o problema, com previsão de resolução em poucos dias. A pasta municipal atendeu às reivindicações da população após a repercussão do caso na imprensa local.

Ou seja, quando a Compesa não é responsável, o problema passa a ser da prefeitura. No caso da Rua 5 do bairro Temperatura, a Secretaria de Infraestrutura de Cabrobó ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.

Vale lembrar que Cabrobó integra a lista de municípios incluídos no processo de concessão dos serviços de saneamento básico em Pernambuco. O município está entre os 24 contemplados na microrregião do Sertão que foram incluídos no contrato de concessão firmado pelo Governo do Estado. Pelo projeto, as atividades de distribuição de água e esgotamento sanitário passam para a iniciativa privada, mas caberá ao Estado a responsabilidade sobre infraestruturas como barragens, adutoras e estações de tratamento.

Enquanto a definição de responsabilidades não chega às ruas, quem arca com o problema são os moradores. A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Cabrobó ainda pode ser acionada como o órgão responsável pela manutenção da rede nas áreas que não estão sob operação da Compesa.

Leia também