Última hora
PMPA - 5736
Municipios

Chuvas Fortes Deixam 28 Cidades da Bahia em Situação de Emergência

Fortes chuvas castigam a Bahia, levando 28 municípios a decretarem situação de emergência. O Inmet emitiu alerta vermelho de perigo para 400 cidades.

Redação ChicoSabeTudo
03 de março, 2026 · 10:41 3 min de leitura

As fortes chuvas que têm castigado a Bahia levaram 28 municípios a decretarem situação de emergência. A informação foi divulgada pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do estado, que mantém uma lista atualizada das cidades afetadas. Alagoinhas, Lauro de Freitas, Cícero Dantas, Irecê e Porto Seguro, na Bahia, estão entre os locais com o decreto em vigor, segundo a última atualização desta segunda-feira (2).

Publicidade

A situação é preocupante, já que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de "grande perigo" para cerca de 400 cidades baianas. Esse alerta, válido até a noite desta segunda-feira (2), prevê volumes diários de chuva de até 100 milímetros, com alto risco de deslizamentos de terra e transbordamento de rios. Impressionantemente, 25 dos municípios em estado de emergência estão sob este alerta máximo do Inmet.

Impactos da Chuva: Da Falta de Energia ao Deslocamento de Pessoas

Os transtornos causados pelas chuvas são vastos e variados. Em Maraú, na Bahia, por exemplo, o povoado de Tabuleiro ficou três dias sem água e energia elétrica. O problema começou após uma chuva intensa derrubar postes, segundo informações da TV Santa Cruz. A prefeitura de Maraú explicou que o fornecimento de água depende de um sistema de bombeamento elétrico e que aguardava os reparos da Neoenergia Coelba.

A Neoenergia Coelba informou que pelo menos 11 postes foram derrubados por árvores que caíram e que o solo encharcado dificulta o acesso de máquinas pesadas para os reparos. Em Taipú de Fora, na região de Barra Grande, moradores também enfrentaram mais de 24 horas sem energia e chegaram a fazer um protesto em uma estrada municipal. A empresa reforçou que está com equipes reforçadas no Baixo Sul e Sul do estado para normalizar a situação o mais rápido possível.

Publicidade

No interior do estado, cenas impressionantes mostram o drama vivido pelos moradores. Em Curaçá, na Bahia, uma mulher do povoado Poço de Fora precisou usar uma retroescavadeira para atravessar um rio transbordado e conseguir chegar a um hospital em Juazeiro, a 94 quilômetros de distância, para fazer hemodiálise. O vídeo da travessia circulou nas redes sociais e mostrou a gravidade do isolamento. Apesar de mais de 5 mil raios terem sido registrados na cidade no fim de semana e o rio ter deixado moradores ilhados, felizmente, não houve registro de feridos ou pessoas desabrigadas. O acesso ao povoado foi parcialmente reaberto nesta segunda-feira.

Cidades com Alagamentos e Pessoas Desabrigadas

Muitas cidades registraram volumes recordes de chuva e enfrentam sérios problemas estruturais:

  • Vitória da Conquista, na Bahia: Recebeu quase 100 milímetros de chuva em apenas quatro dias, superando o total de fevereiro do ano passado. Crateras enormes se abriram na rua Lourival Cairo, impossibilitando a passagem de veículos.
  • Urandi, na Bahia: Teve 150 milímetros de chuva em 24 horas, o que levou à suspensão das aulas para a segurança dos estudantes.
  • Teixeira de Freitas, na Bahia: O rio Alcobaça subiu cinco metros acima do normal, causando alagamentos e deixando quatro pessoas sem suas casas. A cidade também registrou 150 milímetros de chuva.
  • Jequié, na Bahia: Registrou alagamentos, com 48 pessoas precisando deixar suas casas e buscar abrigo. Tanhaçu e Jaguaquara também foram atingidas por inundações.
  • Medeiros Neto, na Bahia: Cerca de 4 mil pessoas foram afetadas. Desse total, 120 estão desabrigadas e foram acolhidas em uma escola municipal, enquanto aproximadamente 200 moradores estão desalojados.
  • Barra, na Bahia: 136 pessoas precisaram sair de suas casas e foram para uma escola municipal. O gestor da cidade decretou estado de emergência, e não houve feridos.
  • Santa Maria da Vitória, na Bahia: Moradores usaram barcos para se deslocar pelas ruas que viraram verdadeiros rios, sem registro de feridos.

A Sudec continua a fazer o levantamento dos estragos provocados pelas chuvas, enquanto as equipes de resgate e infraestrutura trabalham incansavelmente para minimizar os impactos e restabelecer a normalidade nas regiões atingidas.

Leia também