Última hora
Publicidade
PMPA - 6244
Municipios

Camaçari: cinco estudantes e professor vão a Lisboa em intercâmbio

Grupo da rede municipal embarca em novembro para dez dias de imersão cultural em Portugal.

Redação ChicoSabeTudo
17 de agosto, 2026 · 17:15 2 min de leitura
Grupo da rede municipal embarca em novembro para dez dias de imersão cultural em Portugal.
Grupo da rede municipal embarca em novembro para dez dias de imersão cultural em Portugal.

Cinco estudantes e um professor da rede municipal de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, garantiram vaga em um intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal, marcado para novembro de 2024. A seleção faz parte da 10ª edição do projeto "Era Uma Vez… Brasil", iniciativa de arte-educação que já passou por dezenas de municípios brasileiros.

Publicidade

Durante dez dias, o grupo vai visitar museus e monumentos históricos ligados à formação das relações entre Brasil e Portugal, além de participar de atividades em escolas portuguesas para trocar experiências com adolescentes locais.

Entre os selecionados está Sophia Anjos Nascimento, de 13 anos, aluna do Centro Educacional Darcy Ribeiro e moradora do conjunto habitacional Caminho do Mar, em Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari. Emocionada, ela contou o impacto que o projeto teve em sua rotina. "O 'Era Uma Vez… Brasil', definitivamente, mudou a minha vida. Eu saio outra pessoa", disse a estudante, que classificou o intercâmbio como "um sonho".

O professor selecionado foi Jorge Roberto Chastinet de Souza, do Centro Educacional Reitor Edgard Santos, na Gleba A. Para ele, o valor da iniciativa vai muito além da viagem internacional. "Essa iniciativa é muito importante porque é um projeto extenso e não se reduz à viagem. Começa com um trabalho de formação dos professores e dos alunos", afirmou.

Publicidade

No total, mais de 80 alunos e docentes de escolas públicas do país embarcam para a capital portuguesa em 2024. Nesta edição, participam nove municípios de três estados: na Bahia, além de Camaçari, estão Salvador, Mata de São João e Jacobina; em Pernambuco, Recife e Belo Jardim; e, em São Paulo, Ribeirão Preto, Serrana e Brodowski.

A conquista das vagas passou por um processo que envolveu produção de histórias em quadrinhos e oficinas realizadas na etapa imersiva chamada "Campus de Arte-Educação". Os participantes também produziram curtas-metragens sobre ancestralidade, identidade e resistência. Entre as iniciativas da edição comemorativa está o lançamento de um livro com uma seleção das 100 melhores histórias em quadrinhos elaboradas pelos participantes dos nove municípios, obra que será distribuída em bibliotecas brasileiras e portuguesas.

O secretário municipal de Educação de Camaçari, Márcio Neves, destacou os efeitos do projeto na formação de estudantes e professores da rede. "Traz para Camaçari um reforço para a política educacional voltada aos anos finais do Ensino Fundamental e fortalece a formação dos professores", disse.

Publicidade

Criado em 2016, o "Era Uma Vez… Brasil" já impactou mais de 28 mil estudantes e mais de mil professores em 35 municípios de seis estados brasileiros ao longo de dez anos de atuação. Este é o segundo ano consecutivo em que Camaçari participa da iniciativa.

Publicidade

Leia também