Última hora
Publicidade
PMPA - 6175
Esportes

Zagueiro do Bahia pode trocar Salvador por Shenzhen em transferência para clube do City Group na China

Gabriel Xavier, de 25 anos, está próximo de deixar o Esquadrão para atuar no Shenzhen Peng City, integrante da rede global de clubes controlada pelo mesmo grupo do Manchester City.

Redação ChicoSabeTudo
07 de junho, 2026 · 18:33 2 min de leitura
Zagueiro Gabriel Xavier com a camisa do Esporte Clube Bahia em campo
Zagueiro Gabriel Xavier com a camisa do Esporte Clube Bahia em campo

O zagueiro Gabriel Xavier está na mira do futebol chinês. Segundo informações divulgadas pelo radialista Márcio Martins e confirmadas pelo portal Futebol Baiano, o defensor de 25 anos deve ser negociado pelo Esporte Clube Bahia com o Shenzhen Peng City, clube que faz parte do City Football Group — o mesmo conglomerado que controla o Manchester City, da Inglaterra.

Publicidade

A transferência ainda não foi oficializada, mas a negociação está em andamento. O Shenzhen Peng City é um clube profissional com sede em Shenzhen, na província de Guangdong, e disputa a Chinese Super League, a primeira divisão do futebol chinês.

O City Football Group adquiriu o clube em 2019, tornando-o o sétimo integrante do seu portfólio. A conquista mais expressiva do clube foi o título da China League One em 2023, o que garantiu o acesso inédito à elite do futebol chinês. Em 2024, como parte da estratégia de expansão do grupo na China, o clube foi transferido de Chengdu para Shenzhen e passou a se chamar Shenzhen Peng City.

Nascido em Andradina, interior de São Paulo, Gabriel Xavier tem 1,90m de altura e atua como zagueiro central pelo lado direito. Revelado nas categorias de base do Mirassol, onde se profissionalizou em 2019, o defensor foi emprestado ao FC Famalicão, de Portugal, antes de chegar ao Bahia em 2020 — inicialmente por empréstimo — para reforçar o time sub-20. A aquisição em definitivo junto ao clube paulista aconteceu no início de 2022.

Publicidade

No total, Gabriel Xavier somou 135 partidas com a camisa tricolor e marcou três gols, segundo informações do portal Futebol Baiano. Pelo Transfermarkt, seu contrato com o Esquadrão se estende até dezembro de 2029, o que indica que qualquer saída depende de negociação formal entre os clubes.

A estratégia do Bahia, de acordo com a mesma fonte, é abrir espaço no setor defensivo para apostar em jogadores mais jovens do próprio elenco: Marcos Victor e Fredi são os nomes apontados como apostas da diretoria para assumir a posição.

Gabriel Xavier figura entre os jogadores do Bahia que ainda não alcançaram a marca de 13 partidas no Campeonato Brasileiro desta temporada, o que facilitaria uma eventual transferência sem restrições regulamentares pela competição.

Publicidade

A janela de transferências do meio do ano está em aberto e o clube baiano trabalha em ajustes no elenco para a segunda metade de 2026. A negociação com o Shenzhen Peng City se encaixaria nesse movimento de renovação do plantel, com a saída de um jogador experiente e a entrada de nomes da nova geração tricolor.

Publicidade

Leia também