O Esporte Clube Vitória deixou escapar uma vitória que parecia certa. Neste sábado (16), no Barradão, em Salvador, o time rubro-negro abriu 2 a 0 no placar contra o Juventude pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas cedeu o empate em 2 a 2 nos minutos finais. Um resultado que frustrou a torcida e manteve o Leão em alerta.
Primeiro tempo: Gols e expulsão agitam o Barradão
A etapa inicial no Barradão foi intensa desde o apito inicial. Logo aos três minutos, Renato Kayzer teve a chance de abrir o placar, mas o goleiro Jandrei, do Juventude, fez boa defesa. Aos 20 minutos, um lance decisivo mudou o panorama do jogo: o zagueiro Cipriano, do Juventude, foi expulso após revisão do VAR, por derrubar Aitor Cantalapiedra em um ataque perigoso.
Com um jogador a mais, o Vitória aumentou a pressão. Aos 31, após jogada de Erick e escorada de Cantalapiedra, Renato Kayzer, de cabeça, balançou as redes para o Leão. Pouco antes do intervalo, Ricardo Ryller ainda teve a oportunidade de ampliar, mas a finalização parou em Jandrei.
Segundo tempo: Vitória amplia, mas Juventude busca o empate heroico
O Vitória voltou para o segundo tempo com tudo. Com apenas 25 segundos, Renato Kayzer aproveitou um erro na saída de bola da defesa do Juventude e finalizou cruzado, marcando seu segundo gol na partida e elevando a vantagem rubro-negra para 2 a 0. Aos oito minutos, o goleiro Lucas Arcanjo, do Vitória, brilhou ao fazer uma importante defesa em chute de Gabriel Taliari, evitando o primeiro gol gaúcho.
No entanto, o jogo ganhou um novo contorno aos 19 minutos, quando o zagueiro Neris, do Vitória, também recebeu cartão vermelho após intervenção do VAR, por atingir a cabeça de Gabriel Taliari. Com as equipes novamente em igualdade numérica, o Juventude cresceu e partiu para cima. Aos 35, Igor Formiga aproveitou um escanteio cobrado por Nenê e cabeceou livre para diminuir a diferença. A pressão dos visitantes continuou, e aos 39 minutos, Lucas Arcanjo fez outra grande defesa em um voleio de Nenê. Mas, já nos acréscimos, aos 47, Nenê converteu um pênalti e selou o emocionante empate em 2 a 2 para o Juventude.
Classificação e próximos desafios: Leão em alerta
Com este resultado, o Vitória permanece na 16ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro, somando 19 pontos. O Juventude, por sua vez, segue na vice-lanterna, com 15 pontos. O próximo desafio do time comandado por Fábio Carille será na segunda-feira (25), quando o Leão encara o Flamengo no Maracanã, pela 21ª rodada do torneio nacional.