O Esporte Clube Vitória anunciou nesta quarta-feira a demissão do técnico Thiago Carpini, após um período de 14 meses à frente da equipe. A decisão ocorre na esteira da eliminação do time baiano da Copa do Nordeste, após derrota para o Confiança em casa, no Estádio Barradão, na Bahia.
A permanência do treinador já vinha sendo questionada, especialmente após a partida decisiva. Em sua última entrevista coletiva, Carpini fez comentários que geraram insatisfação entre os torcedores e a imprensa local.
Declarações e Contexto
Entre as falas que repercutiram negativamente, esteve a avaliação sobre o atacante Janderson, que era bastante criticado pela torcida. Carpini declarou:
Agora não adianta falar do Janderson, que era muito criticado por todos, como a solução para nossos problemas.
O treinador também abordou a questão dos reforços, comparando a política de contratações do Vitória com a de grandes clubes da Série A.
Os clubes que brigam na prateleira mais alta da Série A fazem contratações pontuais, não passam por reformulações toda hora. Acho que agora é conviver um pouco mais com os que chegaram e entender como introduzir eles o mais rápido possível.
Ele explicou que a chegada do novo diretor de futebol ocorreu em um momento crítico, próximo ao encerramento da janela de transferências, o que dificultou o planejamento das novas aquisições. Carpini também refletiu sobre a quantidade de contratações realizadas em janeiro, admitindo que muitos dos novos nomes não entregaram o esperado. Ele afirmou que o foco agora seria na qualidade, buscando menos jogadores, mas que agregassem maior nível técnico ao elenco.
Próximos Passos do Leão
Com a saída de Carpini, o clube de Salvador inicia a busca por um novo nome para comandar a equipe. O próximo compromisso do Vitória já está marcado para o próximo sábado, dia 12, às 16h30 (horário de Brasília), quando enfrenta o Internacional no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O confronto é válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, onde o Leão ocupa a 16ª posição na tabela, com 11 pontos, mesma pontuação do time gaúcho, mas em desvantagem no saldo de gols.