Os suplementos alimentares fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Alguns buscam uma melhor qualidade de vida, que esses produtos podem trazer através da prevenção de doenças. Outros, utilizam para melhorar o rendimento físico, perder peso ou ganhar músculos. Já para os atletas de alto rendimento, a utilização dos suplementos é parte de uma dieta voltada exclusivamente ao objetivo de atingir os melhores índices possíveis de força, resistência e velocidade.
Whey Protein: A empresária Katrine Rubaek, proprietária da Sundt Suplementos, afirma que o suplemento mais utilizado pelos grandes atletas é também o mais popular entre a população em geral: o Whey Protein. Ele é composto por uma proteína extraída do soro de leite e por isso tem altos níveis do nutriente, que é essencial para a recuperação do corpo após o desgaste dos exercícios. Assim, os atletas conseguem aumentar a carga de treinos sem sofrer dores ou cansaço. Além disso, esse tipo de proteína também proporciona um bom ganho de massa muscular, o que é importantíssimo em grandes competições.
Creatina: A Creatina é outro suplemento básico para os atletas de elite. Ela proporciona um aumento significativo na força muscular, por conta de suas propriedades ergogênicas. Este suplemento é muito utilizado por profissionais de esportes que exigem muita potência e explosão, como o futebol e o basquete, que dependem de corridas intensas e curtas.
Carboidratos: O carboidrato causa muitas dúvidas na população, mas é uma suplementação quase obrigatória para os atletas de ponta. Mesmo estando presente em muitos alimentos básicos, como o pão e o arroz, vários esportistas preferem a suplementação para evitar qualquer problema gástrico durante a prática do esporte. O carboidrato também é muito importante depois dos exercícios, pois ele ajuda a recuperar nutrientes perdidos pelo organismo em atividades pesadas.
Ômega 3: Alguns outros suplementos são consumidos pelos atletas de modo preventivo, visando uma melhoria do funcionamento geral do organismo. Um deles é o de Ômega 3, que possui características anti-inflamatórias e ajuda a melhorar a saúde do coração. Essas propriedades podem evitar diversos problemas de saúde e lesões graves.
Colágeno: o colágeno é uma das proteínas encontradas em maior quantidade em nosso corpo. No entanto, os níveis diminuem com o passar do tempo. Por estar diretamente ligado à saúde dos ossos, ligamentos e tendões, muitos atletas utilizam esta suplementação para evitar dores e prevenir lesões, principalmente os que continuam competindo após os 35 anos.
Vitamina D3: Essa vitamina, apesar de sintetizada no organismo através da exposição ao sol, é conseguida através de alguns poucos alimentos e de suplementação. Ela é muito importante para os atletas, pois está ligada à saúde dos ossos. Por isso, os esportistas que possuem bons níveis da Vitamina D3 conseguem ter mais força nos braços e nas pernas, fator que faz muita diferença nas competições.