Valdenice Conceição será primeira mulher do Brasil na canoagem olímpica

Valdenice Conceição faz história como a primeira mulher brasileira na canoagem de velocidade olímpica, após ouro no Pan-Americano.

canoagem

Pela primeira vez, a canoagem de velocidade brasileira será representada por uma mulher em Jogos Olímpicos. A baiana Valdenice Conceição, de 24 anos, carimbou seu passaporte para Paris 2024 ao conquistar a medalha de ouro no Pan-Americano realizado nos Estados Unidos na última semana.

Natural de Itacaré, Valdenice participou do Encontro do Núcleo Mais Mulheres no Esporte, em Salvador, onde falou sobre sua trajetória e a importância de sua conquista. “É uma emoção muito grande ser a primeira mulher a representar o Brasil nas Olimpíadas no esporte que amo. Represento muitas mulheres que lutaram por esse feito”, disse durante um evento organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Praticante de canoagem desde os 13 anos, Valdenice revelou que não possui um patrocínio específico, dependendo do apoio do Ministério do Esporte, através do programa Bolsa Atleta, e da confederação para cobrir os custos com viagens e treinamentos. “Minha carreira foi construída com muita luta e persistência”, afirmou.

Junto com o canoísta Isaquias Queiroz, também baiano e campeão olímpico, Valdenice intensificará os treinamentos em Lagoa Santa, Minas Gerais. Ela destaca a importância dessa parceria. “Treinar ao lado de Isaquias, que já é um campeão mundial, eleva nossa preparação. Nosso objetivo não é apenas participar, mas conquistar uma medalha olímpica”, concluiu a canoísta.