Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Esportes

STJD anula punição de técnico acusado de racismo contra jogadora do Bahia

Decisão foi tomada porque o treinador não teve direito de defesa; processo será reiniciado do zero

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
13 de abril, 2026 · 21:21 1 min de leitura

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu anular a suspensão de oito jogos do técnico Hugo Miguel Duarte Macedo. Ele é acusado de injúria racial contra a atleta Suelen, do Bahia, em uma partida disputada no estádio de Pituaçu.

Publicidade

A decisão foi unânime entre os auditores, que entenderam que o treinador não foi devidamente informado sobre o processo original. Como ele não teve a chance de se defender na época, foi julgado à revelia, o que fere as leis brasileiras.

O tribunal apontou que a responsabilidade de avisar Hugo Miguel sobre o julgamento era do seu antigo clube, o JC Futebol Clube-AM. Como o clube não provou que fez o comunicado, a punição anterior perde o efeito e o caso volta para a estaca zero.

Na prática, o processo será reaberto para que o técnico apresente sua versão dos fatos e produza provas. Hugo nega ter chamado a jogadora de "macaca" e alega que só soube da gravidade da situação após ser demitido e responder criminalmente pelo episódio.

Publicidade

O caso aconteceu durante as quartas de final da Série A2 do Brasileirão Feminino em 2024. Na ocasião, o técnico chegou a ser levado pela polícia para a Central de Flagrantes logo após o apito final, gerando grande repercussão nacional.

Mesmo com a anulação da suspensão, o treinador não foi inocentado. O STJD apenas corrigiu um erro de comunicação no processo e vai realizar um novo julgamento, ainda sem data marcada, para decidir se ele será punido ou não pelas ofensas.

Leia também