Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Ex-conselheiro tutelar é esquartejado e tem a boca fechada com cadeado no Ceará

Captura De Tela 2025-06-28 Às 19.11.45.Jpg

Record TV prepara novo especial sobre Fabrício Alves em Paulo Afonso

GBarbosa abre oportunidades de emprego em Paulo Afonso; confira as vagas

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Esportes

Senado instala CPI sobre situação de familiares de vítimas do acidente da Chapecoense

Última atualização: 09/09/2020 11:21
Compartilhar
Compartilhar

O Senado Federal instalou na manhã desta quarta-feira uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a situação das famílias das vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, que completou três anos em novembro e vitimou 71 pessoas.

A CPIChape, como está sendo chamada, será composta por 11 membros titulares e 7 suplentes. O presidente da comissão será o senador Jorginho Mello (PL-SC), enquanto a relatoria ficará a cargo do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

– O objetivo principal é buscar uma reparação financeira justa às vítimas dessa tragédia e aperfeiçoar a legislação de seguros no Brasil – resumiu o senador Izalci.

Na próxima terça-feira, uma nova reunião deve marcar a aprovação do plano de trabalho da CPI. As atividades, no entanto, devem começar apenas em fevereiro, quando o Congresso volta do recesso de fim de ano. A partir daí, a comissão terá 180 dias para investigar o caso.

Audiências Públicas no Senado

A relação entre Congresso e familiares das vítimas do acidente começou em junho, data da primeira audiência pública que debateu o tema na comissão de Relações Exteriores da Casa.

Desde então, outras três audiências foram realizadas para tratar do assunto – além de uma reunião com o ministro da Justiça Sérgio Moro, que levou o caso ao Ministério das Relações Exteriores.

Ao Congresso, foram apresentados vários documentos obtidos ao longo dos últimos dois anos, cedidos pelos órgãos estatais de Brasil, Colômbia e Bolívia, e principalmente por Ricardo Albacete, fundador e sócio-proprietário da LaMia (companhia aérea que fez o voo do acidente).

Estão incluídos aí contratos de seguro da LaMia em 2014, 2015 e 2016, trocas de e-mails entre Loredana Albacete (representante da companhia aérea) e funcionários da corretora Aon; documentos que comprovam como a LaMia voou em outras situações com combustível no limite; mensagens com a reação das resseguradoras após a tragédia; entre outros.

Agora, com a CPI, a expectativa das famílias é obrigar as partes envolvidas no processo a prestarem esclarecimentos sobre o caso e ter um poder maior de barganha com as seguradoras estrangeiras.

– A CPI tem um poder maior do que as audiências públicas no sentido de convocar os agentes envolvidos e descobrir quais são os atores e quais os responsáveis de fato por isso. – disse Izalci.

– Óbvio que todos eles (as seguradoras) têm interesse de operar no Brasil. Então você pode restringir a participação aqui se não cumprirem determinadas ações. Apurar até que ponto o Governo deixou que isso acontece, buscando justamente aperfeiçoar essa legislação. Para que outras seguradoras estrangeiras não venham para cá e depois não cumpram aquilo que deveriam cumprir – completou o senador.

RELACIONADAS

Foto: Letícia Martins / Ec Bahia
Bahia negocia zagueiro Kauã Davi para o futebol da Letônia
Foto: Reprodução / Sporting Cp
Sporting contrata Alisson Santos do Vitória por 13 milhões
Foto: Victor Ferreira | Ec Vitória
Vitória usa base para quartas da Copa do Nordeste
Foto: Reprodução/Se Lica Bocão
Zé Eduardo critica falta de investimento no Vitória: Impacto da SAF
Janderson - Foto: Divulgação / Göztepe
Janderson: Ex-Vitória fecha com Göztepe da Turquia por R$ 9,5 mi
Foto: Letícia Martins/Ec Bahia
Bahia: Cauly treina em dois turnos para Copa do Nordeste

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação/Bahia
Esportes

Baianão Sub-20: confrontos das oitavas estão definidos

Foto: Divulgação/Ec Bahia
Esportes

Cauly se reapresenta ao Bahia e acalma torcida; confira

Foto: Divulgação/Bahia
Esportes

Rogério Ceni é o 3º técnico mais longevo da Série A; Carpini é o 5º

Foto: Ascom / Jequié
Esportes

Erivaldo Oliveira sai do Jequié na Série D do Brasileiro

Foto: Wsl / Montagem: Bahia Notícias
Esportes

WSL Saquarema: Brasil fica sem títulos pela primeira vez desde 2017

Foto: @Studiov6Fotografias
Esportes

Jequié e Barcelona de Ilhéus empatam na Série D

Foto: Divulgação/Bahia
Esportes

Bahia: Seis atletas com contratos encerrando em dezembro

Bruno-Henrique-Do-Flamengo-E-Harry-Kane-Do-Bayern-De-Munique.jpeg
Esportes

Flamengo busca vaga nas quartas contra o poderoso Bayern de Munique

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?