Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros na cabeça na zona rural de Glória, Bahia

Saiba quem é a influenciadora apontada como affair de Virgínia Fonseca

Andressa Urach diz que gravou vídeo adulto com o próprio pai; assista

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Esportes

Salvador: esporte e lazer adaptado para PCDs na Pituba

Salvador promove inclusão de pessoas com deficiência através do Projeto Viver a Cidade, que oferece equipamentos adaptados e lazer na Av. Magalhães Neto.

Última atualização: 15/06/2025 16:44
Compartilhar
Foto: Ascom Sempre
Foto: Ascom Sempre
Compartilhar

A Avenida Magalhães Neto, localizada na Pituba, em Salvador, sedia desde o último domingo (15) o Projeto Viver a Cidade. A iniciativa oferece gratuitamente equipamentos adaptados, permitindo que pessoas com deficiência (PCDs) e idosos participem de atividades esportivas e de lazer ao ar livre. A ação é da Associação Meu Sorriso e conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio do programa Viva Esporte.

- Publicidade -

O Projeto Viver a Cidade acontecerá mensalmente, sempre aos domingos, na Avenida Magalhães Neto, das 8h às 12h. O objetivo é proporcionar um espaço de inclusão e socialização para as famílias. A disponibilidade de equipamentos variados e a fácil logística de acesso motivaram o desenvolvimento da proposta.

Equipamentos e Acessibilidade

Diversos equipamentos estão à disposição do público. Entre eles, destacam-se handbikes e cadeiras de corrida, ideais para cadeirantes, amputados e indivíduos com limitações nos movimentos das pernas. Bicicletas tandens, por sua vez, permitem que pessoas cegas e com paralisia cerebral possam pedalar com um parceiro. Há também triciclos assistidos para crianças, adolescentes, adultos e idosos com alto comprometimento motor, além de triciclos com pedal para crianças com déficit intelectual e pessoas com movimento parcial das pernas, como aqueles que sofreram AVC ou têm paralisia cerebral. O framerunning, equipamento inédito, possibilita que pessoas com paralisia, diplegia ou tetraplegia pratiquem corrida. Triciclos bike speed também são ofertados.

- Publicidade -

Além dos equipamentos, a Associação Meu Sorriso disponibiliza voluntários para auxiliar em atividades como corridas guiadas para pessoas cegas e bicicletas comuns para outros grupos de PCDs, incluindo amputados, pessoas com nanismo e deficiências intelectuais moderadas.

Impacto e Declarações

“Todos esses equipamentos vão ficar disponíveis gratuitamente, para que pessoas com deficiência e idosos possam desfrutar da cidade. Para que elas possam sair de suas casas e tenham um momento de lazer em segurança.”

A declaração é de Júnior Magalhães, titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), responsável pelo programa Viva Esporte. Ele ressaltou a importância de estimular a prática esportiva e o uso de espaços públicos por este público.

A alegria de participar das atividades é evidente entre os usuários. Zenaide Santos, mãe da pequena Elen, expressou sua satisfação:

“É minha primeira vez em um projeto como este, e está sendo uma experiência maravilhosa. Estou amando, e ela também, né? Eu vou ficar fazendo sempre, vou estar sempre aqui.”

Fred Matos, presidente da Associação Meu Sorriso e responsável pela adaptação de muitos equipamentos, enfatizou a missão de sua organização.

“Queremos que as famílias de pessoas com deficiência e idosos criem uma sensação de pertencimento aos espaços públicos. Esse projeto chega como um grande passo para que seja erradicada a cultura de isolamento das pessoas com deficiência, através da mitigação das barreiras econômicas e de logística.”

Sobre o Viva Esporte

Lançado em 2023 pela Sempre, o programa Viva Esporte tem como foco o fomento ao desenvolvimento esportivo na capital baiana. Isso ocorre através de incentivos fiscais concedidos a empresas que apoiam projetos na área. A parceria com o Projeto Viver a Cidade alinha-se a esse objetivo, visando ampliar o acesso à prática esportiva, especialmente para pessoas em vulnerabilidade social e PCDs.

TAGS:esportePCD

MAIS LIDAS

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros na cabeça na zona rural de Glória, Bahia
Polícia e investigação
Saiba quem é a influenciadora apontada como affair de Virgínia Fonseca
Entretenimento
Pai e filho de São Paulo morrem afogados durante passeio em praia na Bahia
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Victor Ferreira/Ec Vitória
Esportes

Vitória: Fábio Mota projeta mais 4 reforços e revela posições

Foto: Alan Ribeiro • Ascom/Adj
Esportes

Jequié joga fora de casa para retornar ao G-4 da Série D

Foto: Rafael Falcão
Esportes

Baianão Série B: Decisão do acesso à elite e primeiros finalistas

Imagem: Olhar Digital
Esportes

Bahia x Atlético-MG: onde assistir e escalações no Brasileirão 2025

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?