Connect with us

Esportes

Rui Costa afirma que ainda não é momento para o retorno do uso obrigatório de máscaras na Bahia

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Rui Costa Afirma Que Ainda Não É Momento Para O Retorno Do Uso Obrigatório De Máscaras Na Bahia

Nesta quinta-feira (17), o governador Rui Costa descartou, por ora, o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras na Bahia. Em entrevista coletiva, o chefe do Executivo do estado demonstrou preocupação sobre o aumento de casos de Covid-19, graças à subvariante da Ômicron, contudo, explicou que o quadro não é alarmante.

“Ainda não é momento, nós estamos acompanhando os dados e monitorando. Os números cresceram, mas ainda não dá para caracterizar como algo fora do padrão que exigisse a volta obrigatória do uso de máscara. Eu lembro que, a máscara, ela nunca deixou de ser recomendada, para ambientes fechados, para pessoas que tenham gripes, ou doenças do aparelho respiratória, a recomendação continua a mesma. A recomendação é se você vai está em um ambiente fechado durante muito tempo, um ônibus, um lugar fechado, você utilize máscara. Não é obrigatório, mas é uma recomendação. E uma recomendação também, para todas as pessoas que estão gripadas, que utilize, mesmo gripe não é recomendado que você passe uma gripe para outra pessoa. Então, se você usa máscara, você vai evitar contaminar as outras pessoas, mesmo com a gripe. Então por enquanto, os números justificam manter a recomendação do uso da máscara, mas ainda, graças a Deus, estamos longe da necessidade de obrigação. E espero que continue assim, pra isso vale aquele apelo que a gente tem feito desde 2020, desde que a vacina saiu, nós temos feito apelo para que as pessoas se vacinem. É fundamental que as pessoas completem o ciclo vacinal. Então, quem não tomou nenhuma dose, é hora de tomar, quem não completou a segunda, terceira dose. É fundamental que as pessoas tomem a vacina. A vacina salva vidas, a vacina impede o retorno daquele momento pior, que foi o momento da Covid. Ninguém quer viver aquele momento de novo, ninguém. E pra isso, cada um tem que fazer a sua parte. E espero que a população possa voltar, aqueles que achavam que a Covid tinha ido embora, possam se vacinar e ajudar a se proteger mutuamente”, disse o petista.

No último domingo (13), a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde recomendou a utilização de máscaras por causa do avanço das contaminações. No momento atual, a Bahia tem 854 casos ativos da doença.

ANÚNCIO

Mais Lidas