Rodrigo Andrade, volante de 28 anos, busca um feito pouco comum: o terceiro acesso consecutivo na carreira. Depois de subir com o Vitória, em Salvador (Bahia), em 2023, e com o Mirassol, em 2024, ele chega ao Goiás com a mesma ambição.
Na temporada
Pelo Goiás, Rodrigo soma 16 jogos, com 2 gols e 2 assistências. Vale lembrar, porém, que na disputa da Série B entrou em campo em apenas seis partidas. O clube segue bem colocado: é vice-líder, com 44 pontos, seis a mais que o quinto colocado.
Trajetória recente
No ano passado, Rodrigo esteve no elenco do Mirassol que conquistou o acesso inédito à Série A. Pelo time paulista, atuou em 12 jogos na Série B, sendo 3 como titular, e não teve o contrato renovado para 2025.
Carreira e formação
Nascido em Belém do Pará, José Rodrigo Andrade Ramos passou pelas categorias de base do Fluminense e se profissionalizou no Paysandu, onde ficou até meados de 2018. Naquele ano, o Esporte Clube Vitória adquiriu 50% dos direitos econômicos do atleta.
- Primeira passagem pelo Vitória: 67 partidas entre 2018 e meados de 2020, sem marcar gols.
- 2020: empréstimo ao CSA, com 7 jogos na Série B.
- Fevereiro de 2021: empréstimo ao Guarani, clube onde se destacou — ao fim da ligação, tinha 73 partidas, 2 gols e 1 assistência.
Retorno e desafios
De volta ao Vitória em 2023, Rodrigo conquistou a titularidade e foi peça importante na campanha do título da Série B. Em 2024, contudo, teve queda de rendimento e enfrentou problemas extracampo; foi emprestado ao Mirassol antes de integrar o elenco do Goiás nesta temporada.
A Série B ainda está em disputa e o futuro depende muito do desempenho coletivo do Goiás. Será que Rodrigo conseguirá o terceiro acesso seguido? De qualquer forma, ele segue entre os nomes observados no meio-campo do clube.