Connect with us

Esportes

Recorde mundial: Claudiney Batista alcança marca histórica no lançamento de disco

O lançador brasileiro Claudiney Batista estabelece um novo marco no atletismo paralímpico.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Foto: Portal A Tarde

O lançador brasileiro, Claudiney Batista, bicampeão paralímpico, firmou seu lugar na história do esporte no último domingo, 18, ao quebrar o recorde mundial da prova de lançamento de disco. Este feito incrível aconteceu durante o Desafio CPB/CBAt, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Recorde mundial

Neste evento histórico, Batista lançou o disco a uma distância impressionante de 47,37 metros, ultrapassando seu próprio recorde mundial anterior de 46,68 metros, estabelecido cinco anos atrás. Este marco vem como uma prova definitiva do preparo dos atletas brasileiros para o Mundial de Paris, que será realizado entre os dias 7 e 18 de julho.

Apesar deste marco significativo, é importante notar que a maior distância já registrada para o lançamento de disco pertence ao atleta indiano Yogesh Kathuniya, que lançou o disco a 48,34 metros em agosto de 2022. No entanto, este recorde não foi oficialmente reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Antecipação para o Mundial de Paris

Claudiney Batista compartilhou sua emoção ao quebrar o recorde mundial durante uma entrevista concedida ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Já vinha esperando bater essa marca há muito tempo. Hoje, quando minha primeira tentativa entrou, aumentou a minha confiança e consegui superar os 47 metros que queria tanto”, declarou Batista.

O atleta também expressou otimismo em relação ao seu desempenho no próximo Mundial de Paris.

“Tenho feito um bom trabalho, essa é a minha melhor temporada, o que me deixa confiante para brigar pelo bicampeonato no Mundial”, acrescentou Batista.

Com duas medalhas de ouro paralímpicas em lançamento de disco já em seu currículo, obtidas nos Jogos do Rio de Janeiro (2016) e de Tóquio (2020), e uma prata no lançamento de dardo em Londres (2012), Batista continua a ser uma figura inspiradora no atletismo paralímpico.

Mais Lidas