O presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, abriu o jogo sobre as dificuldades para contratar o zagueiro Cacá em caráter definitivo. Em entrevista à Rádio Sociedade, o dirigente admitiu que a negociação com o Corinthians está travada e classificou o caso como o mais complicado entre todas as tratativas em andamento pelo clube.
"Acho que de todos o mais difícil é o Cacá", disse Mota, ao detalhar que dois fatores complicam o avanço: o interesse de clubes do exterior no jogador e a postura rígida do Corinthians nas conversas sobre a divisão dos valores.
O Vitória chegou a tentar antecipar as negociações para adquirir o atleta antes do término do empréstimo, mas a primeira proposta apresentada ao Corinthians foi rejeitada pelo clube paulista.
O contrato de empréstimo prevê uma obrigação de compra no valor de R$ 15 milhões, condicionada a duas metas: a permanência do Vitória na Série A e a participação do jogador em pelo menos 60% das partidas previstas no acordo. O Vitória chegou a formalizar um pedido ao Corinthians para alterar essas condições, abrindo mão das metas, mas o clube paulista não aceitou a mudança.
Até o momento, Cacá disputou 23 partidas com a camisa rubro-negra e seu desempenho ao longo da temporada aumentou sua valorização no mercado. Titular da equipe comandada por Jair Ventura, o zagueiro faz parte do elenco que conquistou a Copa do Nordeste de 2026.
Apesar do impasse, o presidente não descartou o negócio. Fábio Mota reforçou que a intenção é concluir a aquisição independentemente do cenário esportivo. "O Vitória está decidido em comprar o Cacá. O preço está estipulado e a gente vai exercer a compra do atleta", afirmou.
Além da posição considerada rígida do Corinthians nas tratativas, o interesse de equipes do exterior também é visto como um obstáculo para o avanço das conversas. O Corinthians detém 60% dos direitos econômicos do atleta, que tem contrato até dezembro de 2028 e multa rescisória de R$ 300 milhões para o mercado nacional.
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Cacá foi negociado com o Tokushima Vortis, do Japão, em 2021, onde permaneceu até 2023. Em 2024, o clube japonês o cedeu ao Corinthians, que posteriormente adquiriu o atleta em definitivo. Ele passou a receber menos oportunidades no Timão após a chegada de Gabriel Paulista e realizou apenas um jogo na temporada antes de ser emprestado ao Vitória.
Apesar das dificuldades, a diretoria rubro-negra mantém as conversas em andamento e busca alternativas para viabilizar a permanência do defensor após o término do empréstimo, previsto para dezembro de 2026.







