Connect with us

Esportes

Messi na Bahia: veja como craque ajudou a reformar quadra em comunidade de Salvador

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Messi desembarcou em Salvador pela primeira vez na noite do último domingo. Porém, muito antes de pisar em solo baiano para a disputa da Copa América, que começa para a seleção argentina no sábado, contra a Colômbia, o camisa 10 já deixou sua marca por ali.

Responsável por fazer ações sociais em todo o mundo, a Fundação Leo Messi tem apenas uma realização no Brasil, justamente em Salvador. Em 2015, a ONG do craque argentino ajudou a reformar uma quadra no Candeal, comunidade com forte herança africana.

Em parceria com uma empresa, a fundação do jogador ofereceu o gramado sintético para o local, avaliado em cerca de R$ 144 mil na época– a revitalização do espaço também contou com a participação da Prefeitura Municipal e da Pracatum, associação fundada e presidida por Carlinhos Brown, nascido no bairro.

Como forma de homenagem, a quadra passou a ter o nome do craque argentino: Arena Candeal Cosme Dantas by Messi.

Messi nunca foi ao local e dificilmente aproveitará a presença no Brasil para visitá-lo. A rotina de treinos, a concentração para a Copa América e toda a segurança necessária para os deslocamentos do argentino são empecilhos.

Mas como foi possível conectar a fundação do atacante argentino com o projeto na comunidade baiana? Ruth Buarque, diretora de desenvolvimento social da Pracatum, explica:

– A Fundação Leo Messi era parceria da Social Team, que é uma agência que trabalha com diversas ONG’s. É uma espécie de guarda-chuva, com vários parceiros. Eles trabalham com o Ronaldinho Gaúcho, o Barcelona, entre outros. E conectaram a fundação do Messi com a Pracatum. Por isso, o nome da quadra. Foi uma forma de homenageá-lo e também era época de Copa no Brasil.

Lançada em 2007 por Messi e sua família, a fundação do jogador vive dias difíceis. Na última semana, um ex-funcionário da ONG apresentou uma denúncia de fraude, lavagem de dinheiro e supostos delitos contra as finanças públicas da Espanha. As informações constam em documento obtido pela agência “AFP”.

Federico Rettori, autor da denúncia, já havia feito o mesmo perante a justiça argentina. Segundo ele, fundos que deveriam ser destinados a ações sociais foram desviados para outros fins aos declaradas pela Fundação. A denúncia ainda não foi acatada.

Em seu site oficial, a Fundação Leo Messi afirma que sua finalidade é “assistir a menores de idade, de qualquer nacionalidade, que sofram qualquer tipo de enfermidade ou doência, assim como assistência, promoção, implementação e/ou financeiamento de projetos hospitalares, educativos ou esportivos cujos beneficiários sejam menores de idade.

Em Salvador, o camisa 10 iniciará a caminhada na Copa América para tentar acabar com um jejum de 26 anos sem títulos da seleção argentina. Depois da estreia contra a Colômbia, sábado, às 19h, a Albiceleste enfrenta Paraguai, na quarta-feira, e Catar, no domingo.

Mais Lidas