Uma joia rara do esporte brasileiro está agora no mercado digital: uma das medalhas de ouro conquistadas pela seleção masculina de futebol nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, está à venda por R$ 170 mil. A identidade do vendedor permanece anonímata, sendo confirmado apenas que se trata de um dos jogadores, já que os membros da comissão técnica não foram agraciados com medalhas pelo Comitê Olímpico Internacional.
O exemplar disponibilizado na venda vem em perfeito estado de conservação, acompanhado por seu estojo original e o pin que foi entregue somente aos atletas vencedores. A negociação está sendo gerida pelo site Memorabília do Esporte, que é especializado em comercializar itens esportivos colecionáveis.
Segundo declarações no site, uma parte do valor obtido na venda da medalha será direcionada a instituições e iniciativas sociais, funcionando não apenas como um investimento em uma peça de colecionador, mas também como um gesto de beneficência.
Confeccionada com pura prata (92,5% de pureza) e escurecida por 6 gramas de ouro, essa medalha pesa entre 500g e 600g. Ela simboliza mais do que uma conquista esportiva, representando um triunfo histórico para o futebol brasileiro, que foi coroado com essa premiação depois de uma vibrante competição no próprio território nacional.
Os heróis daquela conquista olímpica foram: Weverton, Uilson, Zeca, William, Douglas Santos, Rodrigo Caio, Marquinhos, Luan Garcia, Walace, Rodrigo Dourado, Thiago Maia, Renato Augusto, Rafinha Alcântara, Felipe Anderson, Luan, Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar. Cada um deles inscreveu seu nome na história do esporte nacional por integrar o elenco que trouxe o ouro para casa em 2016.