O Juventude oficializou o retorno do técnico Thiago Carpini para a liderança da equipe, conforme anúncio recente. O treinador, que havia deixado o Vitória, assume o posto que era de Cláudio Tencati, demitido após a derrota por 3 a 0 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. O time gaúcho, atualmente na vice-lanterna com apenas 11 pontos, aposta no antigo comandante para iniciar uma recuperação na Série A do Campeonato Brasileiro e se afastar da zona de rebaixamento.
A trajetória de Thiago Carpini no Vitória em 2024 foi marcada por um sucesso na missão de manter o time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em sua passagem, o técnico conseguiu não apenas evitar o descenso para a Série B, mas também garantiu a classificação do clube para a Copa Sul-Americana. Naquele ano, foram 34 jogos, com um desempenho de 13 vitórias, 7 empates e 14 derrotas, resultando em um aproveitamento de aproximadamente 45%.
Desempenho em 2025
No entanto, a temporada de 2025 apresentou desafios diferentes para Carpini à frente do clube baiano. O time não conquistou o título estadual, sendo superado pelo Bahia. Além disso, foi eliminado precocemente em competições de copa: na segunda fase da Copa do Brasil, diante do Náutico; na primeira fase da Copa Sul-Americana; e nas quartas de final da Copa do Nordeste, contra o Confiança. Na Série A de 2025, o Vitória se encontra próximo à zona de rebaixamento.
Os números de Carpini em 2025 pelo time baiano indicam um total de 39 partidas. Deste montante, o desempenho registra 16 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. A expectativa agora é que o técnico replique o sucesso anterior para ajudar o Juventude a se reerguer na competição.
O Juventude busca no treinador o fôlego necessário para sair da incômoda posição na tabela, mirando a permanência na elite do futebol nacional.