O jogo entre Jacuipense e Vitória, que estava marcado para o Estádio de Pituaçu, em Salvador, foi transferido. Agora, a partida da segunda rodada do Campeonato Baiano de 2026 acontecerá na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, na Bahia.
A mudança acontece por conta da falta de um alvará municipal, que é uma espécie de autorização de funcionamento, para o estádio de Pituaçu. Sem esse documento crucial, o local não pode receber jogos oficiais, o que levou a Federação Bahiana de Futebol (FBF) a alterar o mando de campo.
Os torcedores podem marcar na agenda: Jacuipense e Vitória se enfrentam na próxima terça-feira, dia 13, às 19h15. É a segunda rodada do Baianão, um campeonato que sempre agita o futebol local e que agora terá um palco diferente do planejado inicialmente para este confronto.
Essa decisão da Federação Bahiana de Futebol (FBF) segue uma regra importante do Ministério do Esporte. A norma é clara: nenhum jogo pode acontecer em estádios que não tenham toda a documentação em dia, mesmo que seja com os portões fechados e sem torcida. A segurança e a legalidade são prioridades para a realização das partidas.
Mesmo com o empenho de várias partes para a liberação do estádio, o alvará não saiu. A Polícia Militar, por exemplo, até autorizou um laudo que permitiria a entrada de até 3 mil torcedores. Houve também um acordo entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Governo do Estado para que o estádio fosse reaberto aos poucos. Mas, sem a autorização final de funcionamento da Prefeitura de Salvador, nada feito.
A Prefeitura de Salvador, por sua vez, informou que não recebeu nenhum pedido recente para esse alvará de funcionamento. Segundo a gestão municipal, o documento que saiu em dezembro de 2025 era apenas para a reforma do local, não para sua operação. Isso significa que, para o uso pleno do estádio, uma nova solicitação e aprovação são necessárias.
Outro jogo também muda de local
Não foi só o jogo do Jacuipense que mudou de casa. O Galícia, que também tinha uma partida marcada em Pituaçu, agora vai receber o Juazeirense no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, na Bahia. Essa outra alteração reforça a necessidade de todos os estádios estarem com sua documentação em ordem para evitar imprevistos e garantir a realização do Campeonato Baiano.







