O jogador inglês Adam Johnson, 28 anos, foi condenado a seis anos de prisão por se relacionar com uma adolescente de 15 anos. Johnson já tinha admitido ter aliciado e beijado a menina, e se declarou culpado diante da corte de Bradford, na Inglaterra.
Na condenação proferida nesta quinta-feira (24), o juiz Jonathon Rose disse que os crimes de Johnson são uma ofensa de “primeira categoria”. O juiz disse que o ex-jogador do Sunderland e do Manchester City usou o status para se aproximar da jovem e cometer os crimes.
“Isso é a sua primeira sentença de prisão, e tudo isso aqui é inteiramente culpa sua”, disse o juiz, segundo o “The Indepedent”.
A condenação aponta que Johnson se encontrou no dia 30 de janeiro em um “lugar escuro”, que ele tentou “esconder a interação” com a menina e o “impacto à vítima”, que sofreu danos psicológicos graves. Os dois trocaram mais de 800 mensagens.
O juiz disse que a menina tinha feito 15 anos havia pouco tempo quando se envolveu com Adam Johnson e que Johnson pretendia se envolver sexualmente com ela, mesmo sabendo que era menor de 16 anos.
Ainda segundo a publicação, Adam Johnson tinha sido declarado inocente no início do mês de uma nova acusação de abuso sexual, envolvendo outra adolescente.
"Você tomou uma decisão deliberada de se envolver em atividade sexual com esta jovem e, sem dúvida, na expectativa de que sairia ileso. Agora, seu futuro como jogador de futebol profissional está em dúvida", disse o juiz.
Johnson jogou no Manchester City e foi contratado pelo Sunderland por 10 milhões de libras (R$ 60 milhões) em 2012, em um contrato de quatro anos.