Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Esportes

Jair Ventura Cita Falta de Concentração do Vitória e Projeta Dudu Titular

Após goleada para o Palmeiras, técnico Jair Ventura lamenta falta de concentração do Vitória e confirma Dudu como titular para o próximo jogo, buscando a reação no Brasileirão.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
05 de fevereiro, 2026 · 04:05 3 min de leitura
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Esporte Clube Vitória sofreu uma dura goleada de 5 a 1 para o Palmeiras na noite da última quarta-feira (4). A partida, válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, aconteceu na Arena Barueri, em Barueri, São Paulo. Após o revés, o técnico Jair Ventura foi direto na sua análise: a falta de concentração do time foi um fator decisivo, principalmente nos gols de bola parada. Apesar da derrota, uma boa notícia para a torcida rubro-negra é a promoção do volante Dudu ao time titular.

Publicidade

Os gols do time paulista foram marcados por Murilo, Gustavo Gómez, Maurício, Allan e Sosa. O único tento do Leão foi anotado por Dudu, que entrou no segundo tempo e mostrou bom desempenho. Ventura lamentou os vacilos defensivos e a dificuldade de impor o ritmo de jogo do Vitória, especialmente contra uma equipe com a qualidade do Palmeiras.

"A gente fala dos três zagueiros para ter bola parada ofensiva e defensiva mais forte. Enfrentar um time com tanta qualidade individual e levar gol de bola parada é duro. A questão da imposição física é sobre nós. A competitividade é inegociável. Eles podem jogar mais que a gente, estar em um dia melhor, mas não podem competir mais que a gente. O jogo estava equilibrado até os dois gols de bola parada. Hoje nossa concentração não foi boa", disse Jair Ventura na entrevista pós-jogo.

O técnico destacou que os gols de bola parada foram cruciais para o desequilíbrio da partida. Ele reconheceu a imposição física do Palmeiras e a dificuldade de lidar com a qualidade individual dos adversários. Segundo Ventura, o time sentiu o baque dos primeiros gols, que foram determinantes para o placar elástico. "Faltou imposição nossa", frisou o treinador, lamentando que o time não tenha conseguido ser mais agressivo na disputa da bola, citando Gustavo Gómez como exemplo de combatividade.

Publicidade

Ventura também mencionou a ausência de jogadores importantes na véspera do jogo, como dois camisas nove e o zagueiro capitão, que seriam pilares do time. Segundo ele, Fabri jogou improvisado e Renzo López, o reserva imediato, também estava fora. No entanto, o treinador fez questão de esclarecer que as lesões não foram a causa principal da derrota, mas sim a falta de imposição e concentração do elenco em campo.

"Perdemos dois pilares na véspera do jogo, isso faz diferença para muitas equipes. Foi determinante para a derrota? Não. Mas faz diferença. Fabri jogou improvisado, teve que sustentar muitas bolas. Mas não foi falta de planejamento, foram lesões", explicou.

Apesar da goleada, o técnico encontrou um ponto positivo na atuação do volante Dudu. O jogador entrou bem no segundo tempo, mostrando garra e marcando o único gol do Vitória. Com a boa performance, Dudu ganhou a confiança do treinador e será titular no próximo desafio do Campeonato Brasileiro.

"No segundo tempo Dudu entrou muito bem, jogou em pé, não levou cartão, fez um gol. Ele vai ser titular no próximo jogo, vai ter a oportunidade dele. O jogador pediu passagem e vai jogar, quem se escala são os atletas", anunciou o treinador.

Com a derrota, o Vitória caiu para a 11ª colocação na tabela do Brasileirão, somando 3 pontos. O Palmeiras, por sua vez, subiu para a vice-liderança, com 4 pontos. O Red Bull Bragantino é o atual líder, com 6 pontos. O próximo compromisso do Vitória será na terça-feira (9), quando enfrentará o Flamengo no Barradão, buscando reverter a situação e dar a volta por cima.

Leia também