Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Esportes

FBF planeja VAR em todos os jogos do Baianão; Ba-Vi segue com torcida única

Presidente Ricardo Lima revela que ampliação do árbitro de vídeo depende de equipamentos, enquanto volta da torcida rival aguarda aval da segurança pública.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
08 de março, 2026 · 02:25 1 min de leitura

O Campeonato Baiano pode ter uma grande novidade a partir de 2027: o uso do árbitro de vídeo (VAR) em todas as partidas. A informação foi adiantada pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima, logo após a final do estadual de 2026.

Publicidade

Segundo o dirigente, a FBF já trabalha em parceria com a TVE Bahia para viabilizar a tecnologia. O principal desafio é a importação dos equipamentos necessários. A ideia é começar a testar o sistema na Série B do Baianão antes de implementá-lo de vez na primeira divisão.

Mas se por um lado a tecnologia avança, por outro uma antiga tradição do futebol segue em compasso de espera. A volta da torcida visitante nos clássicos Ba-Vi continua sem data para acontecer. Por enquanto, os jogos entre Bahia e Vitória seguirão com torcida única.

Ricardo Lima explicou que a decisão não é da federação. A FBF apenas segue uma recomendação do Ministério Público e dos órgãos de segurança pública. Enquanto a polícia não garantir que há segurança para receber as duas torcidas, a medida será mantida.

Publicidade

“Enquanto não tivermos segurança para ter Ba-Vi com as duas torcidas, vamos manter dessa forma”, afirmou o presidente. Ele garantiu, no entanto, que a FBF está pronta para autorizar o retorno dos visitantes assim que receber o aval das autoridades.

As declarações foram feitas em um momento de balanço positivo para o campeonato. A final de 2026, na Arena Fonte Nova, teve recorde de público, com 48 mil pessoas, e mais de 400 mil visualizações na transmissão online, mostrando a força do futebol local.

Leia também