Connect with us

Esportes

Donato Silva minimiza racismo contra Vini Jr e sugere foco em gols

Donato da Silva vê superação do racismo com boas atuações em campo, apesar de desafios para Vini Jr.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Racismo

Na véspera do confronto amistoso entre Brasil e Espanha, o drama do racismo enfrentado por Vinícius Júnior veio à tona novamente. Contudo, o ex-atleta Donato da Silva, nascido no Brasil e naturalizado espanhol, trouxe uma perspectiva distinta sobre o tema em uma coletiva de imprensa com veículos locais. Segundo ele, a chave para enfrentar o racismo está na excelência dentro de campo. “Fazer boas partidas e marcar gols”, ressaltou.

Em suas declarações, capturadas pelo jornal Relevo, Donato expressou a visão de que a Espanha, em essência, não é racista, embora admita a existência de episódios racistas, algo que considera global. “Eu acredito que seja um tema que precisa ser solucionado. Há racismo, assim como em qualquer lugar. É uma realidade dolorosa, especialmente para um sul-americano e pela cor da pele. Mas não podemos alterar isso”, afirmou.

Donato, que despontou no futebol através do Vasco e dedicou 15 anos de sua carreira ao futebol espanhol, também sugeriu a Vinícius Júnior um caminho de perdão e foco no jogo. Ele classifica as ofensas não como racismo, mas como tentativas de provocação. “Vinicius precisa perdoar e esquecer esses episódios, continuando a jogar futebol, aquilo que melhor sabe fazer. Considero-os mais como provocações do que atos de racismo”, pontuou o ex-zagueiro.

Essa abordagem de Donato, embora tenha provocado debates, evidencia um aspecto significativo do futebol e da sociedade: a busca por superação através do desempenho esportivo, sem ignorar a existência e a gravidade do racismo.

Mais Lidas