O meia Daniel Júnior se despediu do Esporte Clube Vitória antes de embarcar para o Nacional, da Ilha da Madeira, em Portugal. O anúncio confirma a mudança de destino do jogador e a manutenção de uma parte dos direitos econômicos pelo clube baiano.
“Honrado por ter vestido a camisa do clube e grato à torcida; acompanharei o Vitória onde estiver”, escreveu o atleta em sua despedida nas redes sociais.
Trajetória
Natural de Santo André (SP), Daniel de Melo Araújo Júnior começou nas categorias de base do Palmeiras e foi para o Cruzeiro em 2021, reforçando o sub-20. Promovido ao profissional em 2022, teve a sua melhor temporada inicialmente:
- 2022: 38 jogos, 4 gols e 4 assistências.
- 2023: perdeu espaço — 10 jogos e 1 gol — antes de ser emprestado ao Akhmat Grozny (Rússia), onde jogou 7 partidas.
- Fevereiro de 2024: contratado pelo Vitória junto ao Cruzeiro por R$ 2,5 milhões. No rubro-negro baiano, não conseguiu se firmar com os treinadores Léo Condé e Thiago Carpini, acumulando 12 jogos (sendo 2 como titular) antes de ser emprestado ao América-MG.
- No América-MG participou de 9 jogos na Série B de 2024, com 1 gol e 1 assistência. Em 2025, atuou em 5 jogos pela Portuguesa no Campeonato Paulista, e então seguiu para integrar o elenco do Nacional, na Ilha da Madeira.
O acordo
O desfecho foi oficializado com o Vitória mantendo 50% dos direitos econômicos do jogador. Ou seja: o clube não deve receber um pagamento imediato pela transferência, mas fica com participação em uma eventual negociação futura pelo atleta.
Resta acompanhar como Daniel se adaptará ao futebol europeu e se essa fatia de 50% resultará em ganhos para o Vitória em uma futura venda.