O Conselho Nacional de Boxe (CNB) divulgou, em comunicado datado de 29 de setembro de 2025, que suspendeu por tempo indeterminado seis atletas envolvidos na confusão que encerrou o Spaten Fight Night.
Atletas suspensos
Após apuração, o CNB listou os licenciados que tiveram as suspensões decretadas:
- Acelino "Popó" Freitas
- Iago Freitas
- Luis Claudio Freitas
- Lucas Silva
- André "Dida" Amado
- Wanderlei Silva
Segundo o texto oficial, a confusão começou depois da desclassificação de Wanderlei Silva por golpes considerados ilegais na luta principal. Com a decisão do árbitro, integrantes das duas equipes invadiram o ringue e a briga se espalhou, fazendo o evento terminar em clima de violência.
O CNB informou que não definiu prazo para as punições aplicadas aos atletas. Para pessoas que não tinham vínculo como atletas ou segundos licenciados, o órgão diz não ter competência para aplicar uma sanção formal — nesse caso, o Conselho recomendou a proibição de ingresso em eventos sancionados pelo CNB por período a ser definido.
Além disso, o comunicado afirma que todas as entidades parceiras serão notificadas para que as medidas tenham validade também em outros esportes de combate, seja para atuação profissional ou como público em competições. Mas será isso suficiente para evitar episódios parecidos no futuro?
O comunicado foi encerrado sem indicar prazos para recursos ou vigência das medidas. Em outras palavras, a efetiva aplicação das proibições depende agora das notificações às entidades parceiras e da definição dos períodos de suspensão — ou seja, muita coisa ainda ficará por ser detalhada.