Vinte clubes brasileiros decidiram não participar da eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O anúncio do boicote foi feito na última quarta-feira, dia 20, apenas alguns dias antes da votação marcada para o próximo domingo. Essa decisão conjunta reflete uma insatisfação profunda dos times com o atual modelo eleitoral da entidade, levando-os a publicar uma nota conjunta para expressar sua posição.
Por que os Clubes Boicotam?
Em seu comunicado, os clubes criticaram veementemente o processo de votação em vigor. Eles solicitaram reformas estruturais urgentes dentro da CBF, buscando um sistema mais justo e transparente. “Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceram à votação por discordarem do processo vigente”, falaram os representantes das equipes na nota.
Quem São os Times Envolvidos?
Os clubes que aderiram ao boicote fazem parte dos movimentos que buscam maior protagonismo no futebol nacional, como a Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) e a Liga Forte União (LFU). Grandes nomes do cenário nacional estão nessa lista. Confira a relação completa dos vinte clubes que decidiram não participar da eleição presidencial da CBF:
- América-MG
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Botafogo-SP
- Chapecoense
- Corinthians
- Coritiba
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Flamengo
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Internacional
- Operário-PR
- Juventude
- Mirassol
- Novorizontino
- Santos
- São Paulo
- Sport
Detalhes da Eleição da CBF
A eleição da CBF está confirmada para o próximo domingo, com início às 10h30, na sede da entidade. Uma facilidade para os clubes é que o voto virtual será aceito, considerando os compromissos com o Campeonato Brasileiro no fim de semana. Vale notar que, até o momento, Samir Xaud, médico e atual gestor da Federação Roraimense de Futebol, foi eleito para assumir o mandato que vai de 2025 a 2029.