O último fim de semana foi de festa para as categorias de base do Esporte Clube Bahia, carinhosamente chamadas de Pivetes de Aço. Seguindo a filosofia de um futebol ofensivo e propositivo, as cinco equipes que entraram em campo balançaram as redes 34 vezes em apenas cinco jogos. Uma média impressionante de quase sete gols por partida!
O grande destaque ficou por conta da equipe Sub-20, comandada pelo técnico Leonardo Galbes. O time tricolor aplicou uma sonora goleada de 5 a 0 sobre o Estrela de Março, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano da categoria. O adversário, que até então estava invicto, não conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Bahia. Agora, o Esquadrão tem uma vantagem confortável na busca pelo heptacampeonato consecutivo.
Não foram só os mais velhos que brilharam. As outras categorias do clube também mostraram a força e a eficiência da metodologia de formação. O Sub-14, por exemplo, confirmou o favoritismo ao estrear na Copa Carlos Amadeu com uma goleada de 10 a 0 sobre o FSA. As equipes Sub-17 e Sub-15 também não deram chances, aplicando um 8 a 0 no Feirense, cada uma. E para fechar o fim de semana vitorioso, o Sub-13 manteve seu aproveitamento de 100% ao vencer o Ypiranga por 3 a 0.
Tantos gols e vitórias reforçam o compromisso do departamento de formação do Bahia em desenvolver jovens atletas com um estilo de jogo dinâmico e, claro, ofensivo. O objetivo é claro: preparar esses talentos para, em um futuro próximo, integrarem o elenco principal do Esquadrão de Aço.