O Esporte Clube Bahia garantiu sua presença nas semifinais da Copa do Nordeste de 2025 ao vencer o Fortaleza por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. A vitória encerrou um período de oito anos sem triunfos sobre o Leão do Pici.
Os gols do Esquadrão foram marcados por Willian José, de pênalti, e Caio Alexandre. Pelo lado cearense, Matheus Pereira descontou.
Primeiro tempo com vantagem do Bahia
Desde o início da partida, o Bahia demonstrou superioridade, criando as melhores oportunidades. Luciano Juba acertou a trave e David Duarte obrigou o goleiro João Ricardo a fazer uma defesa importante. Aos 35 minutos do primeiro tempo, após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti para o time da casa. Willian José converteu, abrindo o placar.
Mesmo após o gol, o Fortaleza tentou reagir com um chute perigoso de Marinho, que exigiu uma defesa de reflexo do goleiro Marcos Felipe. Nos acréscimos da primeira etapa, Caio Alexandre arriscou de longa distância, e a bola, que parecia defensável, acabou entrando no gol após falha do goleiro adversário, ampliando a vantagem para 2 a 0.
Segundo tempo tenso e vaga assegurada
No retorno para a segunda etapa, o Bahia manteve a intensidade, e um novo pênalti chegou a ser marcado, mas foi anulado após consulta ao VAR. Apesar do controle inicial, o Fortaleza conseguiu diminuir com Matheus Pereira, que finalizou de fora da área, acirrando a disputa e deixando o jogo mais dramático.
Com o gol dos visitantes, a partida se tornou tensa. O Fortaleza intensificou a pressão nos minutos finais, com Marinho criando mais uma chance em cobrança de falta, novamente defendida por Marcos Felipe. O Esquadrão resistiu às investidas e conseguiu segurar o resultado, confirmando sua classificação para a próxima fase.
Próximos desafios
Com a classificação assegurada, o Bahia aguarda o desfecho do confronto entre Sport e Ceará, que se enfrentam na Ilha do Retiro, em Recife, para conhecer seu adversário na semifinal. As datas dos jogos ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Antes da semifinal da Copa do Nordeste, o Esquadrão volta a campo no sábado, dia 12 de julho, às 21h, para enfrentar o Atlético-MG. A partida será válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e acontecerá novamente na Arena Fonte Nova. Atualmente, o Bahia ocupa a 5ª posição na tabela da Série A, com 21 pontos, enquanto o time mineiro está na 7ª colocação, com 20 pontos.