O Esporte Clube Bahia terá um reforço importante para o confronto deste sábado contra o Fortaleza, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O volante Jean Lucas, que havia sido suspenso por quatro jogos, estará à disposição da equipe após o clube conseguir um efeito suspensivo da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Suspensão e Julgamento
A punição a Jean Lucas foi determinada pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD, que o enquadrou no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), referente a agressão física durante a partida. O atleta já cumpriu uma das partidas de suspensão, e o efeito suspensivo permite que ele jogue enquanto aguarda o julgamento final do recurso.
A decisão da suspensão inicial de quatro jogos ocorreu na última quinta-feira, dia 17. Sem o efeito suspensivo, o volante ficaria afastado por mais três partidas do Campeonato Brasileiro.
Detalhes da Expulsão
A expulsão que originou a suspensão de Jean Lucas aconteceu no dia 23 de junho, durante o clássico Ba-Vi, válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o volante agrediu o jogador Gabriel Baralhas. O lance foi revisado pelo árbitro Ramon Abatti Abel através do VAR (árbitro de vídeo), que resultou na aplicação do cartão vermelho direto.
Multa ao Clube
Além da situação disciplinar de Jean Lucas, o Esporte Clube Bahia também enfrentou uma penalidade financeira no mesmo jogo. O clube foi multado em R$ 3 mil devido a um atraso de três minutos no início da partida, com a penalidade estipulada em R$ 1 mil por minuto de atraso.