O Bahia tinha tudo para se aproximar ainda mais da vaga na Libertadores, mas acabou mais distante do sonho. Diante de mais de 37 mil torcedores, na Arena Fonte Nova, o Tricolor foi surpreendido e derrotado pela Chapecoense, por 1 a 0.
Wellington Paulista, ainda no primeiro tempo marcou o único gol da partida.
Com o resultado, o Esquadrão ficou com seus 49 pontos e caiu para a 11ª colocação. O time baiano ficou a quatro pontos do G-7 e se complicou na disputa pela vaga na competição continental.
Para chegar à pré-Libertadores, o time baiano terá que vencer o São Paulo na última rodada e torcer por uma combinação de resultados, que inclusive envolvem as conquistas dos títulos da própria Libertadores e da Copa Sul-Americana por Grêmio e Flamengo, respectivamente.
Chapecoense começou bem a partida e quase marcou logo aos três minutos. Wellington Paulista invadiu a área, chutou de bico e Jean fez grande defesa.
Aos 18, o goleiro tricolor salvou mais uma vez. Apodi arriscou chute de longe e Jean se esticou para espalmar.
Mas, o arqueiro do Esquadrão não conseguiu evitar o gol aos 44 minutos. Canteros recebeu bola na área, cruzou rasteiro e Wellington Paulista desviou para fazer o primeiro.
Na volta para o segundo tempo, o Tricolor teve a chance de empatar logo aos sete minutos. Douglas Grolli tocou com a mão na bola na área e o árbitro marcou pênalti. Mas, na cobrança, Edigar Junio acertou a trave.
O Tricolor seguiu lutando pelo empate, mas viu a situação se complicar aos 39 minutos, quando Zé Rafael fez falta dura. O meia recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso de campo e o Bahia se despediu da sua torcida em 2017 com derrota.