Última hora
Publicidade
PMPA - 6244
Esportes

Bahia: Jean Lucas tenta reverter jejum de gols contra o Vitória

Volante não marca há 18 jogos, mas reencontra o rival contra quem fez três gols em 2026.

Redação ChicoSabeTudo
21 de agosto, 2026 · 12:12 2 min de leitura
Jean Lucas, volante do Bahia, em campo durante clássico contra o Vitória
Jean Lucas, volante do Bahia, em campo durante clássico contra o Vitória

Jean Lucas chega ao BaVi deste domingo, 23, em um momento bem diferente do que viveu diante do mesmo adversário no início da temporada. O volante do Bahia soma 18 partidas sem balançar as redes e disputa espaço no meio-campo comandado por Rogério Ceni, mas o confronto com o Vitória, marcado para as 16h no Barradão, no duelo que abre a 24ª rodada da Série A, pode ser a chance de o jogador retomar protagonismo.

Publicidade

O contraste chama atenção porque foi justamente contra o rival que o camisa 6 viveu seu melhor momento no ano. Jean Lucas marcou duas vezes na final do Campeonato Baiano, decisiva para o título estadual do Bahia, e voltou a balançar as redes em março, no primeiro confronto entre os dois pela Série A do Brasileiro. Os três gols em sequência renderam ao volante a alcunha de carrasco do Vitória naquele início de temporada.

De lá para cá, porém, a produção ofensiva de Jean Lucas praticamente desapareceu. No período de jejum, ele soma apenas três assistências, e foi a mais recente delas, no empate com a Chapecoense, no último domingo, 16, que encerrou uma sequência de quatro meses sem qualquer participação direta em gol.

A perda de espaço também é reflexo de mudanças no elenco. Depois de ter sido um dos pilares do meio-campo tricolor em 2024 e 2025, tendo Éverton Ribeiro e Caio Alexandre como companheiros de setor, Jean Lucas viu Erick crescer como opção para a posição em 2026 e deixou de ser titular absoluto. A oscilação ficou evidente na sequência de jogos após a eliminação para o Remo na Copa do Brasil: o volante ficou fora do time contra o Grêmio e só voltou a atuar quando Erick cumpriu suspensão ou se lesionou.

Publicidade

Mesmo nas oportunidades recentes, a titularidade não teve caráter definitivo. Depois do empate com a Chapecoense, Rogério Ceni chegou a explicar publicamente que a escalação de Jean Lucas estava relacionada às condições físicas de Erick, e não a uma escolha técnica pelo desempenho do camisa 6.

Na temporada passada, o cenário era outro: o bom momento do volante chegou a levá-lo a ser chamado para a Seleção Brasileira, convocação feita por Carlo Ancelotti. Agora, o BaVi surge como possibilidade de Jean Lucas repetir a boa fase que teve diante do mesmo rival e tentar recuperar espaço no time, seja começando entre os titulares, seja aproveitando minutos como opção no banco de reservas.

Publicidade

Leia também