Bahia e Fortaleza voltam a campo neste sábado (19) para um confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. A partida, marcada para as 16h na Arena Castelão, na capital cearense, coloca frente a frente equipes que vivem momentos distintos na competição nacional.
Este reencontro ocorre apenas dez dias após o embate decisivo pelas quartas de final da Copa do Nordeste, quando o Esquadrão de Aço superou o adversário por 2 a 1, em Salvador, e garantiu sua vaga na semifinal do torneio regional. Agora, o desafio é pela elite do futebol brasileiro.
Cenários Contrastantes
O Tricolor Baiano chega ao duelo em uma situação mais confortável na tabela, ocupando a quarta colocação, com 24 pontos. A equipe busca um resultado positivo para se manter na zona de classificação direta para a Copa Libertadores da América. Em contraste, o Leão do Pici atravessa uma fase desafiadora, somando apenas 10 pontos e amargando a vice-lanterna da competição. O time cearense não registra uma vitória há nove jogos na temporada.
A partida também marcará a estreia do novo técnico do Fortaleza, Renato Paiva. O treinador português, que já teve passagem pelo clube baiano, assume o comando da equipe após a saída de Juan Pablo Vojvoda. Recentemente, Paiva comandou o Botafogo por quatro meses este ano, deixando a equipe após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes.
Arbitragem e Outros Jogos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou o árbitro Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, para comandar o confronto. Ele será auxiliado por Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha, ambos também de Goiás. No sistema de vídeo, a responsabilidade ficará com Rodrigo Nunes de Sá, do Rio de Janeiro, que contará com o auxílio de Diogo Carvalho Silva (RJ), Douglas Schwengber da Silva (RS) e Márcio Eustáquio Sousa Santiago (MG).
A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A terá outros nove jogos, distribuídos entre sábado e domingo. Entre os destaques, estão embates como Vasco contra Grêmio e São Paulo enfrentando Corinthians no sábado, além de Palmeiras contra Atlético-MG e Flamengo diante do Fluminense no domingo.