O Esporte Clube Bahia encerrou o primeiro semestre da atual temporada com uma vitória de 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. O resultado marcou a primeira vez que o Tricolor venceu a equipe paulista fora de casa, adicionando mais um feito inédito à lista de conquistas recentes sob a gestão do técnico Rogério Ceni.
A série de tabus superados pelo Esquadrão inclui a inédita vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras no Allianz Parque, com gol de Kayky. No cenário internacional, o Bahia também registrou sua primeira vitória fora de casa na Copa Libertadores, superando o Nacional por 1 a 0 no Uruguai, embora a campanha tenha sido encerrada na fase inicial.
Rogério Ceni, por sua vez, também celebrou uma marca pessoal ao conquistar sua primeira vitória como treinador contra o São Paulo, seu ex-clube. Olhando para o retrospecto recente, o clube baiano obteve sua melhor colocação na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro em 2023, terminando na 8ª posição. No mesmo ano, o Tricolor aplicou uma goleada de 5 a 1 no Corinthians, registrando sua vitória inaugural na Neo Química Arena.
Objetivos para o futuro
Com a retomada do calendário, o Bahia e Rogério Ceni têm à frente a chance de alcançar outros marcos. Entre os desafios está a busca pela primeira vitória ou até mesmo um empate de Ceni contra o Flamengo. A equipe também almeja ultrapassar as quartas de final na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, etapas que o clube nunca superou em sua história. Outros objetivos incluem finalizar o Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados e conquistar uma vitória inédita sobre o Internacional no Beira-Rio pela competição nacional.