Última hora
PMPA - 5736
Esportes

Bahia amarra Marcos Victor até 2029 e aposta no defensor para nova função no segundo semestre

Zagueiro que foi o primeiro reforço da Era City tem vínculo prorrogado por duas temporadas e deve atuar como opção na lateral-direita sob o comando de Rogério Ceni.

Redação ChicoSabeTudo
03 de julho, 2026 · 15:08 2 min de leitura
Zagueiro Marcos Victor em treinamento pelo Esporte Clube Bahia
Zagueiro Marcos Victor em treinamento pelo Esporte Clube Bahia

O Esquadrão de Aço fechou a renovação de contrato do zagueiro Marcos Victor, de 24 anos, estendendo o vínculo por mais duas temporadas. O defensor, que tinha acordo com o clube até o fim de 2027, passa a estar comprometido com o Bahia até dezembro de 2029, conforme informações divulgadas pelo Bahia Notícias.

Publicidade

A extensão reforça a aposta da diretoria tricolor em um jogador que carrega um peso simbólico considerável na história recente do clube. Marcos Victor carrega o status de ter sido o primeiro reforço anunciado pelo Bahia na era Grupo City, ainda em 2023. O jogador chegou ao Tricolor após um acordo de R$ 3,9 milhões com o Ceará.

A trajetória do defensor no Esquadrão, porém, foi marcada por instabilidade. Ao longo dos anos no clube, ele acumulou empréstimos ao Athletico Paranaense, ao Ceará e, mais recentemente, ao Santa Clara, de Portugal. O Bahia chegou a acionar uma cláusula prevista no contrato de empréstimo para solicitar o retorno antecipado do zagueiro, menos de um mês após a saída do defensor para o futebol português. A decisão foi motivada pelas baixas no setor defensivo do Tricolor: o clube tinha Kanu, David Duarte e Gilberto em tratamento.

Mesmo depois de voltar, Marcos Victor ficou sem jogar. Desde o dia 25 de fevereiro, quando retornou ao clube, o Bahia entrou em campo dez vezes e o zagueiro não foi utilizado em nenhuma delas. A renovação, portanto, representa uma virada de página nessa relação entre clube e atleta.

Publicidade

Para o segundo semestre, o planejamento do Bahia inclui um papel diferente para o defensor. A saída de Gilberto não vai levar o clube ao mercado de forma imediata: internamente, a diretoria entende que pode repor a vaga no restante de 2026 com opções que já estão na casa — e um deles é o próprio Marcos Victor. Apesar de zagueiro, já não é novidade para ele atuar como lateral em 2026: desde o começo da temporada, ainda em jogos do Campeonato Baiano, o defensor vinha sendo trabalhado por Rogério Ceni nessa função.

Mesmo como zagueiro, Marcos Victor tem a saída de bola como uma característica forte em seu jogo, algo valorizado pelo técnico Rogério Ceni. Além do argentino Román Gómez, o defensor também pode ser escalado no setor direito da defesa. Ceni chegou a justificar a utilização do jogador pela direita em partidas anteriores, citando sua capacidade de disputar fisicamente com atacantes adversários naquele corredor.

Com o novo contrato assinado, Marcos Victor deve ter a chance de mostrar ao que veio já no fim de semana. Segundo informações divulgadas pelo Bahia Notícias, o clube aposta que o defensor poderá ganhar espaço a partir do amistoso deste sábado (4), quando o Esquadrão enfrenta o Montevideo City Torque, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador.

Leia também