Última hora
PMPA - 5736
Esportes

Aos 40 anos, Nino Paraíba fecha com novo clube na Série B após passagem turbulenta pelo Cuiabá

Lateral que vestiu as camisas de Bahia e Vitória assina com o Londrina-PR e segue na segunda divisão após rescisão com o Dourado

Redação ChicoSabeTudo
04 de julho, 2026 · 12:07 2 min de leitura
Lateral-direito Nino Paraíba com uniforme de clube de futebol durante partida da Série B
Lateral-direito Nino Paraíba com uniforme de clube de futebol durante partida da Série B

O lateral-direito Nino Paraíba, 40 anos, tem novo clube. Após rescindir contrato com o Cuiabá, o veterano foi oficialmente anunciado pelo Londrina Esporte Clube para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O vínculo vale até o fim da temporada.

Publicidade

A contratação foi possível porque, segundo informações divulgadas pelo próprio Londrina, Nino participou de apenas cinco partidas pelo Cuiabá nesta edição da Série B — número que o manteve apto a ser registrado por outro clube dentro da mesma competição. A Folha de Londrina informou que o clube paranaense aproveitou a abertura da janela de transferências para fechar o negócio rapidamente.

A trajetória recente de Nino é marcada por uma virada difícil. O lateral foi um dos principais nomes citados na Operação Penalidade Máxima, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás em 2023, que investigou um esquema de manipulação de resultados envolvendo jogadores que recebiam dinheiro para forçar situações específicas durante partidas, como cartões amarelos.

Nino Paraíba, réu confesso na operação, foi um dos 22 jogadores punidos pelo STJD e admitiu ter recebido dinheiro para tomar cartões amarelos de propósito em partidas do Brasileirão, com o objetivo de beneficiar apostadores. Inicialmente punido com 480 dias de suspensão e multa de R$ 40 mil, a pena foi ampliada para dois anos e R$ 100 mil em novo julgamento.

Publicidade

Aos 40 anos, Nino chegou ao Cuiabá em agosto de 2025, em uma contratação que marcou seu retorno ao futebol após cumprir os 720 dias de suspensão. Na ocasião, o experiente lateral classificou a oportunidade como um recomeço na carreira. Durante o período longe dos gramados, Nino se manteve ativo jogando futebol amador por um time indígena em Rio Tinto, cidade natal dele na Paraíba.

A ligação de Nino com a Bahia é extensa. Com a camisa do Bahia, foram 193 partidas e quatro títulos: três campeonatos baianos (2018, 2019 e 2020) e uma Copa do Nordeste (2021), conforme informado pelo A Tarde. No Vitória, o defensor disputou 207 jogos e conquistou dois estaduais (2010 e 2013), além de mais uma Copa do Nordeste, em 2010.

Revelado em 2006 no futebol paraibano, Nino iniciou a carreira na Desportiva Guarabira e atuou pelo Atlético-PB antes de, em 2008, passar pelo Náutico e pelo Sousa, chegando ao Vitória em 2009, onde viveu os primeiros anos de destaque. Ao longo da carreira, acumulou mais de 350 jogos em Campeonatos Brasileiros, sendo 301 na Série A e 55 na Série B.

Publicidade

No Londrina, Nino se junta a um projeto em reconstrução. O objetivo declarado do clube paranaense não é chegar à Série B e logo disputar o acesso à elite, mas sim consolidar-se como equipe forte e estável na segunda divisão, sem correr grandes riscos. Para o veterano lateral, é mais uma chance de escrever um novo capítulo em uma carreira que já passou por altos, baixos e um retorno improvável.

Leia também