Paulo Afonso · BA
Última hora
PI 37033
Esportes

Aos 39 anos, Osvaldo fala sobre futuro no Vitória: "Renovação encaminhada por mais seis meses"

Veterano revelou tratativas avançadas para estender vínculo com o Leão após conquistar o título da Copa do Nordeste 2026, e adiantou que pretende assumir cargo na coordenação técnica do clube ao fim da carreira.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Esportes
07 de junho, 2026 · 08:06 2 min de leitura
Osvaldo, atacante do Vitória, comemorando o título da Copa do Nordeste 2026
Osvaldo, atacante do Vitória, comemorando o título da Copa do Nordeste 2026

O atacante Osvaldo, de 39 anos, não esconde que o fim da carreira está próximo — mas ainda tem planos dentro do Esporte Clube Vitória. Em entrevista concedida logo após o título da Copa do Nordeste 2026, o veterano revelou que as negociações para estender seu contrato atual por mais seis meses estão bem adiantadas.

Publicidade

O vínculo do jogador com o clube baiano vai até o dia 30 de junho. Segundo informações divulgadas pelo Futebol Baiano, Osvaldo afirmou que "a renovação está bem encaminhada" e que entende a importância do seu papel não só dentro de campo, mas também no vestiário, no dia a dia do grupo.

O plano vai além da simples prorrogação contratual. O atacante abriu o jogo sobre seu futuro no futebol e confirmou que deve se aposentar no final do ano, mas que pode exercer um cargo na diretoria do clube rubro-negro. Pelo que foi apurado, a função prevista é na coordenação técnica — papel que já vinha sendo discutido há alguns meses pela diretoria.

Nos bastidores, a tendência é que Osvaldo siga ligado ao Vitória mesmo após o período inicial como jogador, com a direção avaliando a transição do atacante para um cargo de diretor técnico. O presidente Fábio Mota chegou a declarar, em janeiro, que a intenção era fazer a transição do jogador para essa posição durante o próprio período de contrato.

Publicidade

O título da Copa do Nordeste foi o terceiro conquistado por Osvaldo com a camisa rubro-negra. Remanescente do título da Série B de 2023, o atacante somou ainda o troféu da Copa do Nordeste 2026, após o Leão da Barra vencer o Fortaleza pelo placar de 2x1 nos dois jogos da decisão. O Campeonato Baiano de 2024 também está na galeria do veterano pelo Leão.

O torneio regional tinha um peso especial para o grupo. O próprio Osvaldo havia declarado anteriormente que queria conquistar mais coisas com o Vitória e que a Copa do Nordeste era uma grande possibilidade, por ser "uma competição que já ganhei, sei como é e sei o quanto vai ser importante para o clube voltar a vencer depois de quase 16 anos". A última vez que o Vitória levantou o troféu havia sido em 2010.

Apelidado de "Vovô" por colegas e torcedores, Osvaldo se consolidou como uma das lideranças dentro do elenco nas últimas temporadas. Em 2025, o jogador entrou em campo 44 vezes pelo Vitória, sendo titular em 18 partidas, com um gol marcado e duas assistências distribuídas.

A trajetória no clube também passou por um momento delicado. Em setembro de 2025, Osvaldo foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar e precisou se afastar das atividades pelo restante da temporada. A superação do problema de saúde reforçou ainda mais o vínculo do jogador com o Leão da Barra — e agora, com mais um título no currículo, ele projeta encerrar a carreira de forma gradual e permanecer no clube por um caminho diferente.

Leia também