Ancelotti Anuncia Primeira Convocação da Seleção Brasileira com Retorno de Casemiro, Estreantes e Ausência de Neymar
Rio de Janeiro – O técnico Carlo Ancelotti anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 26 de maio de 2025, sua primeira lista de convocados para a Seleção Brasileira. O anúncio, realizado em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, marcou o início da era do renomado treinador italiano no comando da equipe canarinho e revelou os 23 jogadores selecionados para os próximos confrontos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra o Equador, no dia 5 de junho em Guayaquil, e o Paraguai, no dia 10 de junho na Neo Química Arena, em São Paulo.
A convocação é marcada pelo retorno do volante Casemiro, do Manchester United, que não defendia a seleção desde a Copa do Mundo de 2022. Outro nome experiente que volta à lista é o atacante Richarlison, do Tottenham. Por outro lado, uma ausência notável é a de Neymar, que não figurou entre os chamados por Ancelotti desta vez.
Entre as novidades e estreantes na lista principal, destacam-se o goleiro Hugo Souza (Corinthians), o zagueiro Alexsandro (Lille) e o jovem atacante Estêvão (Palmeiras), que recebem suas primeiras oportunidades sob o novo comando. O Flamengo foi o clube que mais cedeu jogadores, com cinco atletas na lista.
Em suas primeiras palavras após a convocação, Ancelotti expressou sua honra e orgulho em comandar a seleção. “É uma honra, um grande orgulho comandar a seleção, que é a melhor do mundo. Eu tenho um grande trabalho para fazer com que o Brasil volte a ser campeão, vamos juntos”, declarou o técnico. Ele também ressaltou a importância de criar um “ambiente familiar, de respeito” para extrair o melhor desempenho dos jogadores.
Os jogadores convocados se apresentarão no dia 2 de junho em São Paulo, onde realizarão os treinamentos no CT Joaquim Grava, do Corinthians, antes da viagem para o Equador.
Confira a lista completa dos convocados por Carlo Ancelotti:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians)
- Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo)
- Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Éderson (Atalanta), Gerson (Flamengo)
- Atacantes: Antony (Real Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinícius Júnior (Real Madrid)
A expectativa agora se volta para a estreia de Ancelotti e o desempenho da equipe nestes importantes compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas.