Em anúncio surpreendente, a CBF confirmou Carlo Ancelotti como o novo comandante da seleção brasileira, encerrando a busca pelo sucessor de Dorival Júnior após dois meses de interinato. Campeão de cinco edições da Champions League e único treinador a conquistar as cinco grandes ligas europeias, Ancelotti chega com a missão de recolocar o Brasil no topo do futebol mundial. O técnico começará a trabalhar em solo brasileiro no dia 26 de maio, após cumprir seu compromisso com o Real Madrid.
Desenvolvimento
A contratação de Ancelotti tem contrato firmado até o término da Copa do Mundo de 2026, reforçando o compromisso de longo prazo da CBF com o treinador. Na próxima semana, ele se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista de pré-convocados para os embates decisivos pelas Eliminatórias.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro.”
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Os primeiros desafios de Ancelotti à frente da seleção incluem:
• 5 de junho: Brasil x Equador, em Quito, pelas Eliminatórias sul-americanas
• 10 de junho: Brasil x Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo
Ancelotti acumula 15 títulos pelo Real Madrid, incluindo o bicampeonato da Champions League, e passagens vitoriosas por Milan, Chelsea, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain. Sua experiência em grandes clubes europeus será colocada à prova nos estádios da América do Sul.
O italiano assume oficialmente no dia 26 de maio, dando início a um ciclo que visa reforçar a credibilidade e o desempenho da seleção brasileira rumo ao Mundial de 2026.