O Brasil voltou ao pódio do atletismo nesta sexta-feira (19) em Tóquio. Alison dos Santos, o ‘Piu’, de 25 anos, conquistou a medalha de prata nos 400 m com barreiras ao completar a prova em 46s84.
O lugar mais alto do pódio foi do norte-americano Rai Benjamin com 46s52. Em terceiro ficou o catari Abderrahman Samba, com 47s06.
Como foi a prova
Na semifinal, disputada na quarta-feira, Alison dos Santos tocou uma das barreiras e avançou à final com o oitavo melhor tempo — precisou, portanto, de uma recuperação na decisão.
Na final, ele reagiu e garantiu a prata, somando mais um pódio para o Brasil no Mundial. Não é impressionante ver a reação de um atleta quando tudo parece ter saído do planejado?
Contexto
Piu havia sido campeão mundial em Eugene, em 2022. Em Budapeste, no ano seguinte, terminou em quinto lugar, após se recuperar de uma cirurgia no joelho direito.
Com a prata em Tóquio, Alison dos Santos alcança seu segundo pódio em Campeonatos Mundiais e se consolida como referência do atletismo brasileiro em seu terceiro ciclo olímpico.