Boas notícias para os fãs e profissionais do rádio esportivo! A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) confirmou, na última sexta-feira (13), que as câmeras nas cabines de rádio seguem totalmente liberadas para registrar o dia a dia e a paixão dos locutores e comentaristas durante os jogos do futebol brasileiro. A entidade deixou claro: nenhuma regra mudou e o que vale é o que já era praticado.
Essa confirmação chegou depois de um burburinho que preocupou muita gente, especialmente após alguns fiscais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terem barrado emissoras de rádio e webrádios de filmar seus próprios profissionais. Esses episódios aconteceram em jogos da terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série A, em estádios de estados como Rio Grande do Sul e São Paulo, importantes polos do nosso futebol.
Diante dessa confusão, a ACEB agiu rápido. O presidente da associação, Erick Castelhero, entrou em contato com Fábio Seixas, diretor de Comunicação da CBF. A conversa serviu para alinhar os ponteiros e resolver o mal-entendido.
Entendimento Reafirmado: Sem Proibição para o Interior da Cabine
Segundo a ACEB e a CBF, o problema todo foi uma interpretação equivocada do Manual de Competições 2026. Ou seja, ninguém inventou uma proibição nova; apenas houve uma leitura errada do que já estava escrito. A boa notícia é que a situação já foi corrigida internamente e a CBF vai orientar todos os seus fiscais para que esse tipo de erro não se repita.
O que permanece proibido – e isso já era assim antes – é a captação de imagens do campo de jogo por veículos que não possuem os direitos de transmissão. Isso significa que as rádios podem mostrar seus locutores vibrando, a correria nos bastidores da cabine, as reações da equipe, mas não o que acontece dentro das quatro linhas, que é exclusividade dos detentores de direitos.
Esse posicionamento da ACEB vem reafirmar um acordo importante. Em 7 de agosto de 2025, houve uma reunião com o presidente da CBF, Samir Xaud, e seu diretor de Comunicação, onde ficou acertado que não haveria alterações na forma como a imprensa atuava. Esse compromisso, que vem desde o início da gestão de Samir Xaud, continua firme e forte, garantindo que as autorizações para as rádios e plataformas digitais sigam valendo.
Com a situação esclarecida, os profissionais do rádio podem seguir com seu trabalho de registrar não só o som, mas também a imagem de sua paixão e do dia a dia da cobertura esportiva, trazendo ainda mais proximidade com o público.







