Val Marchiori abriu o coração sobre a batalha contra o câncer de mama pouco depois de passar por cirurgia para a retirada do tumor. Em entrevista ao Domingo Espetacular, ela contou que recebeu apoio do casal Rodrigo Faro e Vera Viel, e que a Vera chegou a indicar um médico de confiança para o procedimento.
“A Vera e o Rodrigo Faro me ligaram, ‘você já tem médico?’. A Vera me deu uma luz. E aí começou o processo”, relatou Val, lembrando do apoio que recebeu no início dessa jornada.
A cirurgia aconteceu na última terça-feira (2) e ela recebeu alta no dia seguinte. Val descreveu a recuperação como delicada e falou sobre o impacto emocional do diagnóstico: “De todas as batalhas que eu já tive, essa está sendo a mais difícil, a que mais está mexendo com o meu psicológico. Agora tem que esperar, tirou o tumor, daqui a 40 dias começo o tratamento, vão ver se vai ser rádio, se vai ser só quimio. Eu falei: ‘Doutora, não quero nem saber, só tira isso de mim’.”
Próximos passos
O próximo passo será o início do tratamento, previsto para cerca de 40 dias após a cirurgia. Nesse período os médicos vão avaliar e decidir se o caminho será a radioterapia ou a quimioterapia.
Um recado às mulheres
Val também comentou que sentiu vergonha por não ter feito a mamografia antes e aproveitou para fazer um apelo: “Façam a mamografia, quando você faz é mais fácil de diagnosticar, vai salvar a sua vida. Com essa minha dor que eu estou passando, vai piscar um alerta para as mulheres fazerem a mamografia”.
Medo e dúvidas são comuns — quem nunca hesitou diante de um exame? Ainda assim, como Val lembra, a prevenção pode fazer a diferença.
Reportagem de Lucas Mascarenhas Cachoeirano, jornalista formado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na Bahia, com pós-graduação em jornalismo digital. Escreve sobre entretenimento para o iBahia desde 2021.