Na última terça-feira (3), Cristian Cravinhos afirmou que a série Tremembé, do Prime Video, era uma “mentira”. Em resposta, o escritor e roteirista Ullisses Campbell publicou imagens que, segundo ele, provam parte da veracidade do retrato mostrado na produção.
O que foi divulgado
Campbell mostrou uma carta manuscrita e uma peça íntima preta atribuídas a um detento que aparece na série. A carta tem data de 12/06/2016 — Dia dos Namorados — e, conforme o autor, é dirigida a alguém chamada ‘Dudinha’, com agradecimentos pela convivência e apoio dentro da Penitenciária de Tremembé.
Segundo o roteirista, a roupa íntima preta divulgada seria a mesma que aparece em cena na adaptação. A intenção das publicações foi rebater a negativa de veracidade feita por Cristian sobre o retrato das relações entre presos na obra.
Contexto e origem da história
A série reconstitui trechos do cotidiano da Penitenciária de Tremembé, onde passaram presos de grande repercussão, como Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, além dos irmãos Cravinhos. Um dos personagens mais comentados foi Duda, desenhado na trama como parceiro afetivo de Cristian dentro da unidade.
Na vida real, Duda foi identificado como Ricardo de Freitas Nascimento, condenado por assalto à mão armada aos 26 anos e transferido para Tremembé. Filho de um policial, Ricardo conseguiu vaga na ala ocupada pelos irmãos Cravinhos e, segundo o livro Suzane: Assassina e Manipuladora, de Ullisses Campbell, destacou-se por gestos considerados femininos e acabou se aproximando de Daniel e Cristian.
O livro descreve que o primeiro contato ocorreu na marcenaria, quando Daniel ofereceu uma porta de armário e, depois, levou pertences de Ricardo para o espaço dos irmãos. Com o tempo, Cristian teria apelidado Ricardo de “Lua” e iniciado um relacionamento marcado por ciúmes. O vínculo teria chegado ao fim quando Cristian saiu do regime fechado para cumprir pena em regime aberto.
Adaptação e desdobramentos
Na série, o personagem Duda foi interpretado por João Pedro Mariano, e Kelner Macêdo interpretou Cristian Cravinhos. Até o momento, não há confirmação de medidas legais adicionais ou outros desdobramentos públicos além das publicações feitas por Ullisses Campbell em resposta à declaração de Cristian.
Fica a informação divulgada por ambos: uma negação direta por parte de Cristian e documentos e objetos apresentados por Ullisses. Por enquanto, essa disputa permanece nas redes e nas publicações dos envolvidos, sem registros públicos de ações judiciais novas relacionadas ao caso.

