Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Fatalidade em viagem: passageira morre em ônibus de Paulo Afonso

634D21A94Fa00Bb103Fc5D61237Ba5Fc.jpeg

Vídeo: Fafá de Belém debocha de Bolsonaro com piada sobre tornozeleira

Imagem_Noticia_9 (9).Jpeg

Paulo Afonso: Raiane Barbosa falece aos 26 anos após três anos de luta contra sequelas de feminicídio

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Entretenimento

STF determina reabertura do prazo para pedido de isenção da taxa do Enem

Última atualização: 03/09/2021 11:46
Compartilhar
Ideia é contemplar estudantes que tiveram dificuldades para pedir isenção da taxa de inscrição
Compartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quinta-feira (2/9), que haverá a reabertura do período de pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, não será necessário apresentar justificativa para conseguir a isenção.

- Publicidade -

A ação foi proposta pela Educafro, União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Quem concedeu a medida cautelar que obriga o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e reabrir o período para pedido de isenção foi o ministro Dias Toffoli. Ainda que algum dos ministros peça vistas do processo, os órgãos já estão obrigados a reabrir as inscrições para Declaração de Carência.

- Publicidade -

Em 2020, o Enem distribuiu 3.644.9945 isenções por declaração de carência. Em 2021, com as dificuldades criadas pelo ministro Milton Ribeiro, somente 822.854 declarações de carência foram aceitas, cerca de 2,8 milhões a menos do que no ano anterior. Pessoas com 19 anos, por exemplo, justamente os que se formaram em 2020, ano da pandemia, reduziram de 752 mil em 2020 para somente 356 mil em 2021. Foi o grupo que teve mais redução de inscritos.

“Enem mais justo”

Para Rozana Barroso, presidente da Ubes, essa é uma ótima notícia para os estudantes de baixa renda. “Podemos caminhar para um Enem mais justo, após a edição passada ter sido tão desigual e pela tentativa do MEC de impor regras antidemocráticas. Essa sempre foi nossa mobilização: garantir que os estudantes não fossem punidos pela omissão e negligência do governo”, afirmou.

A presidente da Ubes avalia que toda mobilização é necessária para barrar o projeto de universidade defendido pelo ministro Milton Ribeiro. “Seguiremos na luta pelo acesso democrático à universidade, entendendo que a educação é o pilar para o desenvolvimento e justiça social”, diz.

MAIS LIDAS

Foragido de alta periculosidade de Pernambuco é capturado em Glória (BA)
Polícia e investigação
Preta Gil Curte Show Do O Kanalha Em Micareta Na Bahia E Define Relação Com Cantor
O Kanalha presta homenagem a Preta Gil após morte de artista
Entretenimento
Câncer que afetou Preta Gil preocupa especialistas por crescimento entre jovens
Curiosidades e Tecnologia
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Entretenimento

Preta Gil: a forte conexão da carioca com Salvador e a Bahia

Cantor Rick Rocha, Da Banda Malla 100 Alça, É Agredido Com Lata De Cerveja Durante Show Em Mt
Entretenimento

Cantor da banda Malla 100 Alça é atingido por lata de cerveja no rosto e sai do show sangrando

Foto: Instagram
Entretenimento

Ivete Sangalo homenageia Preta Gil após morte por câncer

Foto: Instagram
Entretenimento

Preta Gil: desejo de enterro na Bahia e repatriação do corpo

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?