Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Entretenimento

Soft Skills: A chave para uma carreira de sucesso

Última atualização: 09/02/2022 11:14
Compartilhar
Soft Skills: A chave para uma carreira de sucesso
Compartilhar

Se você costuma discutir em trabalho, bater boca com colegas ou ser intransigente quando sua opinião está sendo contestada, talvez seja a hora de aprender sobre os soft skills. O termo foi cunhado nos Estados Unidos e em português literal significa habilidades interpessoais. A habilidade de se relacionar com outras pessoas em qualquer lugar, seja em cassino online, praças públicas, mas, em especial, no ambiente de trabalho.

É no trabalho, aliás, que as pessoas passam a maior parte do tempo. Apesar dessa realidade ter mudado nos últimos anos, em razão das novas tecnologias e da popularização do home office, ainda continuamos nos relacionando a distância. Saber lidar com as pessoas com quem mais convivemos é uma ótima maneira de melhorar o nosso dia.

Ninguém gosta de passar todo o tempo brigando, discutindo ou tendo que provar pontos de vista. Conversar e manter um relacionamento saudável não é apenas bom para manter o equilíbrio mental, mas também pode ajudar a atingir seus objetivos nas empresas. Aprender mais sobre os softs skill vai melhorar a sua vida profissional como nunca imaginou.

Como lidar com problemas no trabalho

Problemas surgem todos os dias e saber lidar com eles é o grande segredo de um bom profissional. Aqueles que conseguem resolver situações graves com tranquilidade e sem entrar em atrito com os demais colegas, acabam se destacando e demonstrando características de líder. Um chefe atento pode estar diante de um novo gerente ou diretor.

Um profissional que domina as habilidades de relacionamento no trabalho é um profissional mais apto a assumir cargos superiores. Afinal, esses cargos costumam vir com uma grande responsabilidade. Lidar com questões complexas e sensíveis à empresa é elementar aos cargos mais altos de qualquer organização séria.

Chefes desequilibrados são o pior pesadelo de funcionários e de proprietários, assim como de clientes. Ninguém gosta de lidar com uma pessoa que pode explodir a qualquer momento, causando uma situação desconfortável que pode trazer enormes prejuízos ao negócio. Por isso, o equilíbrio é tão importante e parte integrante dos soft skills.

Além de relacionamento, é sobre comunicação

Entretanto, dominar a arte do soft skills é também aprender a se comunicar. De nada adianta manter a tranquilidade e equilíbrio se você não sabe como expressar o problema que está na sala. Existem maneiras e maneiras de apontar um problema e saber dizer ao seu colega, seu chefe ou seus colaboradores é essencial para alcançar seus objetivos.

Quem costuma gritar e agredir verbalmente outras pessoas, normalmente consegue colecionar apenas desafetos. Um profissional solitário fica incapaz de conseguir bons resultados. Manter uma boa comunicação com sua equipe é um ponto forte de qualquer pessoa que pretenda resolver os problemas da empresa de uma maneira rápida e colaborativa.

Compreender como falar, o momento exato, quais palavras usar e o que evitar dizer, vai definir o sucesso da sua comunicação. Aprenda a partir dos melhores comunicadores da empresa, como diretores admirados conseguem extrair o máximo de seus funcionários sem precisar agredi-los verbalmente ou causar um ambiente de medo.

Saiba escutar, principalmente

O grande segredo da vida é que a observação pode ensinar muito sobre o mundo e sobre nós mesmos. Ouvir também é uma forma de contemplar, nesse caso, o próximo e quem está ao nosso lado. Quando ouvimos estamos aprendendo sobre quem fala e sobre como ela nos vê, o exercício da escuta é importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa.

Quem não escuta acaba se tornando arrogante e prepotente, sempre passível a cometer erros e acabar sozinho com eles. Por outro lado, aqueles que escutam seus colegas criam laços de afeto eternos e terão ao seu lado os melhores profissionais, dedicados e prontos a darem a vida por você. Escutar é sobre ter empatia e se colocar no lugar do próximo.

Ao aprender sobre o que incomoda o outro, como incomoda, é essencial para aprender até que ponto podemos ir. Quais são os limites e limitações do seu colega, como podemos contar com eles e quando não podemos. Afinal, humanos são cheios de defeitos e contradições, querer que todos sejam perfeitos é um grande devaneio.

Adapta-se como um camaleão

O camaleão consegue sobreviver aos lugares mais perigosos, repletos de predadores, porque aprendeu que deve se adaptar a qualquer ambiente. Se precisar ficar parado como uma pedra por horas, ele vai ficar parado. A sobrevivência do camaleão no reino animal depende da sua capacidade de adaptação. No trabalho, precisamos ser como os camaleões em alguns momentos.

Ambientes de trabalho mudam constantemente. Novos funcionários são contratados todos os anos, e antigos são demitidos. Tecnologias surgem e processos mudam. Quem está preparado para se adaptar em qualquer ambiente, estará apto a subir na carreira. Empresas adoram profissionais que se adaptam a tudo, pois, esses são os mais produtivos.

Aqueles que sofrem para se adaptar, lutam contra a mudança e não querem deixar a zona de conforto, acabam se tornando pessoas indesejáveis. Em um mundo que está mudando cada vez mais rápido, quem luta para se manter no passado acaba passando uma imagem de antiquado. E o objetivo das grandes empresas é justamente o contrário, todas querem estar antenadas às novidades.

MAIS LIDAS

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis
Polícia e investigação
Ex-diretora presa tem bebê na cela e acusa ex-deputado por paternidade
Polícia e investigação
Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Jefferson Peixoto/Secom Pms
Entretenimento

Prefeitura-Bairro oferece cursos grátis no Subúrbio de Salvador

Entretenimento

Whindersson Nunes distribui marmitas a pessoas em situação de rua e faz desabafo

Entretenimento

Nasce Mel, segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi, após cesariana de emergência

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Entretenimento

Diggo grava projeto ‘Pagodiggo’ no Pelourinho em 7 de agosto

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?